Editorial J lança agência de notícias voltada ao tema dos direitos humanos

  • Por: Editorial J | 15/03/2016 | 0

A partir do primeiro semestre de 2016, entrará em funcionamento a Agência de Notícias do Editorial J, um espaço novo, destinado a alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado, que pode ser frequentada a partir do 5º semestre. Ainda em processo de implantação, a Agência irá distribuir gratuitamente a veículos interessados o material produzido pelos alunos.

A proposta da Agência de Notícias é trabalhar com grandes reportagens sobre questões que envolvem os direitos humanos. Por duas razões, especificamente. Primeiro, porque o Editorial J tem tradição neste tipo de conteúdo, desenvolvendo matérias que mostram temas cotidianos sob um outro ponto de vista. Em operação há cinco anos, o laboratório já conquistou o prêmio de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul em quatro deles. Outro motivo é a avaliação de que este tipo de conteúdo não deverá colidir com a cobertura tradicional de jornais diários. A Agência de Notícias é coordenada pelos professores Fábio Canatta e Juan Domingues.

Veja abaixo uma lista das matérias contempladas com o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo desde o início das atividades do Editorial J:

2011
Esquerda, volver! – Pedro Alvarez – História e memórias de um capitão do povo 

A dúvida em nome de quem

2012
Anjos sem asas

Vidas sem banheiro

2013
– Harald Edelstam, o nome da esperança (Parte 1 /  Parte 2)

Infiltrados na Universidade

2015
Panair: O Dia em que a Ditadura Derrubou o Avião


Os textos, imagens, áudios e outros materiais oferecidos pela Agência J são distribuídos sob uma licença Creative Commons – Atribuição-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

O material pode ser usado para qualquer fim jornalístico, desde que seja publicado na íntegra, sem modificações, e seja atribuído ao(s) autor(es) conforme o seguinte modelo:

Nome do Autor ou autores (Famecos/PUCRS)