“Papai Noel, traga meu marido de volta”

Papai Noel ouve cada uma! Geralmente, são histórias e pedidos feitos por crianças. Mas, as solicitações mais surpreendentes recebidas, nos últimos 10 anos, pelos Papais Noéis dos shoppings Praia de Belas e Iguatemi, vieram de adultos. Em ocasiões diferentes, mulheres pediram maridos ao bom velhinho e, há cinco anos, uma adolescente de 14 anos deixou Papai Noel sem ação ao pedir: “me faz enxergar”.

“Eu sou um confessionário” se apresenta Martinho Krebs atual Papai Noel do Shopping Iguatemi. Entre os pedidos inusitados, ele lembra que “chegou uma senhora, há alguns anos, chorando e disse, Papai Noel, me ajuda, traz meu marido de volta, ele me trocou por outra”. Receber esse tipo de pedidos não é exclusividade dele. Laercio Roca, Papai Noel do Praia de Belas, também já ouviu uma mulher pedir um novo marido por que o anterior saiu para “comprar cigarros e nunca mais voltou”. Sem desmerecer nenhum pedido, mas entre todos que já ouviu, tem um especial, comovente e marcante.

Há cinco anos, uma adolescente de 14 anos, cativada pela magia e fantasia do Natal, sentou-se ao seu lado e, como se ele tivesse poderes especiais, pediu: “me faz enxergar”. Ela havia perdido a visão em função de um acidente. A partir do pedido, os dois criaram um forte laço de amizade. Esse ano quem se considera presenteado é o próprio Papai Noel, por receber a notícia de que a jovem, hoje com 19 anos, entrou na faculdade.

Ao comparar as conversas que tem atualmente com as crianças com aquelas mantidas no inicio da sua carreira, há 11 anos, como personagem natalino, Martinho Krebs diz que a diferença está nos presentes solicitados. “Hoje, os meninos pedem mais eletrônicos, as meninas continuam escolhendo a Barbie.”

Com a grande proliferação de produtos desenvolvidos tecnologicamente, o mesmo velhinho que troca bico por pirulitos, no caso das crianças pequenas, tem que estar atualizado com os lançamentos do mercado, até mesmo sobre os preços. “Alguns pais me perguntam qual é o preço da boneca, do jogo que o filho pediu”, conta o Papai Noel do Praia de Belas.

O personagem principal da festa mais esperada do mês de dezembro diz fazer isso apenas por amor, acredita na importância de estimular a imaginação das crianças. “Todos já tiveram seus dias de juventude acreditando no Papai Noel” não há mal em fantasiar. Já dizia Assis Valente em sua canção, “Papai Noel, vê se você tem a felicidade, para você me dar”.

Texto: Francieli Souza