A Copa do Mundo na Internet

A Copa do Mundo acontece de 12 de junho a 13 de julho de 2014. Mas a notícia oficial de que o Brasil seria sede da competição foi dada em outubro de 2007 O Editorial J fez uma pesquisa, no dia 16 de janeiro, nos principais sites de turismo e portais especiais da Copa para ver a disponibilidade das informações para os turistas.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul mantém um portal atualizado com notícias sobre o a Copa. Neste site é possível acompanhar o andamento das obras e acessar o guia de turismo, roteiros turísticos, hospedagem, agenda cultural. Para aqueles que se interessarem em conhecer a Capital há uma página chamada “Conheça Porto Alegre”.

Outro site constantemente atualizado é o do Governo Federal, nele há opções de idiomas em Português, Inglês e Espanhol, além da possibilidade de conferir: Balanços da Copa, onde o Governo divulga números da preparação para o Mundial, como estádios, aeroportos, mobilidade urbana e portos. Entre outras noticias referentes ao Mundial também estão: galeria de imagens, História das Copas, obras, sedes e oportunidades. As notícias podem ser filtradas por categoria e cidade na busca “Mais Notícias”.

Já no site da Secretaria de Turismo de Porto Alegre não foram encontrados resultados atuais para pesquisas relacionadas ao Mundial. A mais recente delas é de 19 de dezembro de 2013 e é sobre os participantes do Programa Brasil Voluntário que irão trabalhar na Copa. No portal da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul existe uma página chamada “Copa 2014”, mas há somente vídeos, entre eles o da visita que o Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, fez ao Estádio Beira Rio. A visita aconteceu em fevereiro de 2011.

Texto: Jéssica Moraes (3º semestre)