Balões invadem o céu de Torres

31° Festival Internacional de Balonismo traz cores ao Litoral Norte a partir desta quarta

  • Por: Sofia Livonius (1°semestre) | Foto: Juliana Baratojo (Arquivo Editoria J) | 30/04/2019 | 0

Durante cinco dias, Torres volta a viver dias de capital brasileira do balonismo. Começa neste 1º de maio, o 31º Festival Internacional de Balonismo, no litoral norte do estado do Rio Grande, com público que já fez reservas de 80% das vagas nos 77 hotéis espalhados pelo município. Os dados da ocupação são da presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do Litoral Norte do estado (SHRBS), Ivone Ferraz Teixeira.
De acordo com o Nasser Mahmud Samhan, presidente do Sindicato de Lojas (Sindilojas) de Torres, o evento traz mais movimentação de visitantes que geram uma receita para os comerciantes bem maior do que a dos outros meses do ano. Se não existe o evento na cidade como antes de 1989, quando foi criado, a economia do pequeno município do litoral, seria afetada drasticamente. Além dos hotéis serem acessíveis e de fácil localização, há a possibilidade de fazer pacotes diferenciados, no entanto, o valor pode variar pela quantidade de pessoas ou a disponibilidade do local desejado.
Para os visitantes que não quiserem consumir na praça de alimentação do evento, dentro do Parque de Balonismo, o município oferece diversos estabelecimentos como lanchonetes, bares e restaurantes. Os valores variam conforme o local escolhido pelo consumidor.
O evento é sempre realizado perto do dia 1º de maio. Neste ano não poderia ser diferente, a 31º edição acontece entre os dias 1° e 05 de maio e a expectativa dos organizadores é receber aproximadamente 380 mil visitantes.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL

Na quarta-feira (1°): a programação começa com o check-in dos pilotos às 11 horas até 12h30min, no parque. Logo depois haverá o Briefing Geral, no ginásio e, às 16h30min, o voo de abertura. Para encerrar o primeiro dia, está previsto show da cantora Anitta, 23h, na Arena de Shows.Na quinta-feira (02): 7h, primeira prova de balonismo. 16 horas, segunda prova do festival. 21 horas, apresentação da cantora Gabriela Rocha, na Arena de Shows.

Na sexta-feira (03): 7 horas, 3ª prova do evento, 16h, quarta prova. 20 horas, os visitantes poderão acompanhar a carreata iluminada que começará do Parque do Balonismo até a Praia Grande e onde ocorrerá a Night Glow. 23 horas, show de Thiaguinho na Arena de Shows.

No sábado (04): 7h, Prova da Chave. 16 horas, prova seis. À noite, na arena de balões, deverá acontecer o espetáculo do Night Glow. Às 23 horas, apresentação dos cantores Toni Garrido e Vitor Kley.

No domingo (05): 7h, última prova. 16 h, ocorrerá o Voo Fiesta e, para encerrar o Festival Internacional de Balonismo de Torres, o cantor Daniel irá se apresentará às 21 horas, na Arena de Shows.