Bibliotecas públicas recebem doações de livros

No Dia Mundial do Livro, 23 de abril, foram entregues kits aos municípios que se inscreveram

  • Por: Helena Duarte (1º Semestre) | Foto: Jonas Melgare (4º Semestre) | 24/04/2018 | 0

As bibliotecas públicas do estado receberam nesta segunda (23), Dia Mundial do Livro, kits com obras doados pelos próprios autores, dentro da programação da Semana Estadual do Livro. Dos 497 municípios do estado, 40 se inscreveram na promoção do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-RS) que visa divulgar a importância da leitura para construção de uma sociedade em desenvolvimento no Brasil. Segundo o levantamento divulgado pelo Banco Mundial, no início deste ano, os estudantes brasileiros devem demorar mais de 260 anos para alcançar o nível de leitura de acadêmicos dos países desenvolvidos.

Dessa forma, é importante que instituições responsáveis por mobilizar a cultura e a educação da população organizem uma programação especial para o Dia Mundial do Livro. Por isso, as bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul perceberam a responsabilidade de promover a estrutura desses ambientes e de garantir que eles estejam equipados, a fim de atender a população local. Por conseguinte, em função da data, a Biblioteca Pública do Estado com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) promoveu a Semana Estadual do Livro que ocorreu entre os dias 18 e 23 de abril. A programação contou com visitas guiadas, feira de troca de livros, roda de leituras, entregas de kits especiais para outras bibliotecas públicas do estado, entre outras atividades.

A atividade de entrega dos kits ocorreu na tarde do dia 23 de abril, na Biblioteca Pública do Estado, quando foram distribuídos cerca de 65 títulos doados por autores em contrapartida de obras publicadas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Esse livros foram entregues a 40 municípios que se cadastraram no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-RS).

 

Kits foram doados a 40 dos 497 municípios do estado.

A diretora da Biblioteca Pública do Estado, Morgana Marcon, disse que muitos municípios têm dificuldade de manter atualizadas as suas bibliotecas por restrições orçamentais. Salientou, também, que o setor que recebe menos investimentos é a cultura. Além disso, destacou a importância da distribuição de livros para auxiliar na atualização dos acervos desses ambientes que são destinados ao acesso de informações, leituras e espaços de convivências.  

Esse evento encerrou as atividades da Semana Estadual do Livro, mas a diretora enfatizou que os municípios interessados em receber os kits, podem entrar em contato com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Ainda, ressaltou que a cada dois meses os municípios têm a possibilidade de entrar em contato com a BPE para solicitar novos kits de livros.