Caminho do Gol celebra o um ano da Copa do Mundo nesta quarta-feira

  • Por: Marcelo Frey (6ºsemestre) | Foto: Frederico Martins (7º semestre) | 10/06/2015 | 0

IMG_3278

Nesta quarta-feira, 10 de junho, acontece a primeira partida entre seleções internacionais em Porto Alegre desde a Copa do Mundo de 2014. O jogo entre Brasil e Honduras será às 22h no Estádio Beira-Rio. Com o amistoso, os torcedores também poderão reviver uma das maiores atrações da Copa na capital gaúcha: o Caminho do Gol.

O trajeto festivo que fechou a Avenida Borges de Medeiros em todos os jogos do mundial do ano passado e em dois clássicos Gre-Nal do Gauchão 2015. Giuliano Thadeu, coordenador do Caminho do Gol, conta quais são as expectativas da Prefeitura para a edição de hoje: “Queremos comemorar o um ano da Copa com aquele que foi o grande marco do evento aqui”. A partir das 17h será montado um palco nas proximidades do Shopping Praia de Belas onde haverá apresentações musicais e, às 20h, a Banda da Saldanha tocará em um trio elétrico que vai levar os torcedores ao estádio.

Mais parecido com as edições do campeonato gaúcha do que com as dos jogos do ano passado, o Caminho do Gol de hoje terá o seu percurso reduzido. Tendo originalmente 3,5 quilômetros, o trajeto hoje será de 1,8 quilômetro, partindo da Ipiranga em direção ao Beira-Rio. Mas Thadeu não acredita que isso tirará a graça da festa: “A grande diferença é só na distância. O espírito permanece o mesmo”. Segundo, ele o público reduzido e o corte de gastos são os principais motivos dessa diminuição.

Apesar da previsão de chuva, torcedores não perderam a vontade de ver o time do Brasil e, na véspera, encararam longas filas para retirar os ingressos. Thiago Sobral, engenheiro mecânico de Vitória, no Espírito Santo, inclusive faz questão de mostrar sua empolgação com a Seleção: “Vai ser 7×1 para a gente”. Já Geraldo Gomes, comerciário que acompanha o esquadrão canarinho há muitos anos, tem também outros motivos para comparecer ao Beira-Rio: “Vou com meu filho. Ele quer conhecer os craques da Europa”.

O evento vai exigir atenção dos motoristas a partir do final de tarde. Partindo da Ipiranga, o trânsito de veículos na Borges de Medeiros será paralisado das 17h às 22h30. Desta forma a Edvaldo Pereira Paiva será a principal via para quem for de carro para o jogo. As alternativas para os moradores da Zona Sul são a Ipiranga, a Azenha, a Coab Caldas, a Carlos Barbosa e a Terceira Perimetral. Nesta operação, a EPTC disponibilizará 70 agentes controlarem o tráfego de carros. Serão disponibilizados também 12 ônibus da linha futebol, que partem às 19h do Mercado Público em direção ao viaduto Dom Pedro I (José de Alencar esquina com a Borges de Medeiros).