Candidatos do primeiro turno votam na Capital

Enquanto Luciana e Pont anularam, Dziedricki apoiou Marchezan

  • Por: Italo Bertão Filho (2° sem.)* | Foto: Annie Castro (5º sem.) | 30/10/2016 | 0
Luciana Genro após o voto. Foto: Annie Castro (5º sem.)
Luciana Genro após o voto. Foto: Annie Castro (5º sem.)

Derrotados no primeiro turno da eleição, os candidatos Luciana Genro (PSOL), Maurício Dziedricki (PTB) e Raul Pont (PT) participaram da votação do segundo turno neste domingo (30).

Luciana votou na Escola Estadual APELES, no bairro Santana, por volta das 15h. À reportagem do Editorial J, reafirmou o discurso do PSOL a favor do voto nulo e falou sobre sua perspectiva para Porto Alegre após o resultado. A candidata do PSOL no primeiro turno comentou que haverá uma necessidade de reencantar a esquerda e unir os movimentos sociais a fim de combater as medidas do futuro prefeito. “A vitória de qualquer um dos dois, ao nosso ver, vai ensejar a necessidade de se construir fortes movimentos sociais e políticos para enfrentar os problemas que vão atingir não só Porto Alegre mas o Brasil todo”, disse.

Pont pregou o voto nulo em entrevista ao Editorial J. Segundo o petista, o número grande de abstenções e votos nulos mostra o cenário particular do segundo turno na Capital, onde há uma despolitização da política. Pont criticou as alianças feitas pelos partidos de Melo e Marchezan à nível federal. “O PSDB e o PMDB estão juntos no Governo Federal”, afirmou. Pont também acredita que o próximo prefeito terá pouca legitimidade, devido ao alto número de votos não-válidos. O candidato não informou à imprensa o horário de sua votação.

Dziedricki votou por volta de 12h30 na Escola Estadual Leopoldo Tietbohl, no bairro Petropólis. O deputado estadual veio acompanhado pelo candidato Nelson Marchezan Jr. e seu vice, Gustavo Paim. Maurício, que obteve o quarto lugar no primeiro turno, apoiou o tucano neste segundo turno. “Somos uma nova geração de políticos para Porto Alegre”, considerou Dziedricki.

* Colaboraram Bruno Barbosa (2° sem.), Gabriele Lima (2° sem.) e Gustavo Barreto (2° sem.).