Centro de seleção olímpico abre em agosto na Capital

  • Por: Mariana Capra (3º semestre) | Foto: Divulgação | 18/05/2015 | 0

rio_new
O Centro de Seleção para Voluntários das Olimpíada Rio 2016 abre dia 14 de agosto em Porto Alegre e deverá permanecer em funcionamento por aproximadamente um mês. No local, deverá ser feita a última etapa do processo seletivo visando a montagem da equipe de apoio à competição internacional.

De acordo com Henrique Gonzalez, diretor de recursos humanos do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, que palestrou no prédio 9 da PUCRS, na última sexta-feira, 15 de maio, sobre os desafios de realizar grandes eventos, a meta é trabalhar com 70 mil voluntários. Porto Alegre já teria 1,5 mil inscritos.

“Na medida em que todos forem bem, a gente deve aproveitar a grande maioria”, afirmou Gonzalez. Além dos voluntários, as Olimpíadas Rio 2016 deverão contar com 8 mil funcionários, e 85 mil contratados. Dos inscritos, 60% são brasileiros e 40% são estrangeiros de 192 países.

Os voluntários, ao se candidatarem pelo site da Olimpíada, fazem a escolha de três áreas de atuação e de três locais de atuação. “Em função da formação, da experiência e da habilidade em línguas o voluntário será alocado pela sua preferência e, dependendo da concorrência que tiver, conseguirá a primeira, a segunda ou a terceira opção indicada”, explicou ele.

As nove possíveis áreas de atuação são: atendimento ao público, esportes, imprensa e comunicação, apoio operacional, produção de cerimônias, protocolo e idiomas, serviços de saúde, tecnologia e transportes.  As opções de local de atuação são em cinco áreas do Rio de Janeiro. No caso do futebol, as opções incluem São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus.

Após a seleção, haverá um treinamento dos voluntários, tanto à distância, quanto presencial em suas respectivas áreas. Os treinamentos vão respeitar aspectos relacionados à diversidade e à inclusão, uma novidade implantada para o evento no Brasil.

Para ser voluntário é preciso ter pelo menos 18 anos completos até fevereiro de 2016, ter disponibilidade para atuar no mínimo dez dias durante o período dos jogos, ter Ensino Fundamental completo e ter disponibilidade para os processos de seleção e treinamento. Atualmente, só estão disponíveis as inscrições pela lista de espera. Estas, podem ser feitas através do site www.rio2016.com/voluntarios/.