Consumidor pesquisa preço mais barato usando aplicativo “Menor Preço”

Mais de 10 mil estabelecimentos estão cadastrados no programa Nota Fiscal Gaúcha, em Porto Alegre

  • Por: Martina Santos (1º semestre) | Foto: Lara Moeller (1º semestre) | 21/05/2019 | 0

No dia 15 de março de 2019, dia mundial do consumidor, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul lançou o aplicativo “Menor Preço – Nota Gaúcha”. A ferramenta mostra os menores preços do produto desejado pelo usuário nos estabelecimentos participantes do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Ela pode pesquisar por produto, marca ou ler o código de barras, além de procurar os valores de combustível em cada posto de gasolina.

Para poder acessar ao aplicativo, o cidadão precisa registrar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) no site do Nota Fiscal e criar uma senha. Depois disso, o acesso está liberado, basta baixar o “Menor Preço” no aparelho. Em média, um milhão e 700 mil pessoas possuem uma conta na ferramenta –  que está disponível nos sistemas Android e iOS.

O “Menor Preço” atualiza as informações dos preços dos produtos automaticamente. Toda vez que algum estabelecimento realiza uma venda em que o CPF do consumidor esteja na nota fiscal, o valor de cada item vai para o banco de dados do aplicativo. Outra vantagem ocorre caso o usuário autorize que app utilize a sua localização em tempo real. Caso o faça, o software mostra os lugares mais próximos e, dentre eles, qual tem o preço mais acessível.

O aplicativo desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs) tem avaliação 4.3 na Play Store e 4.4 na App Store, frente a nota máxima possível das avaliações que é cinco. Os comentários são majoritariamente positivos. Aqueles em que o usuário relata algum erro ou reclamação, a empresa responde rapidamente com uma solução; tal atitude tem agradado as pessoas que baixaram a ferramenta.

Até 21 de maio, 10.171 estabelecimentos já haviam emitido notas fiscais somente em Porto Alegre e mais de 300 mil instituições estão credenciadas no programa em todo o estado.