Denúncias de propaganda irregular são 73% das que chegam ao TRE

Até as 11 horas da manhã, foram substituídas 46 urnas no estado, sendo 37 por não funcionamento

  • Por: João Vargas (2º semestre) | Foto: Nicolas Chidem (6º semestre) | 07/10/2018 | 0
Eleitores relatam menos sujeira, mas ainda é possível encontrar santinhos nas ruas

Das 1.364 denúncias que Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  do Rio Grande do Sul recebeu até ao meio-dia deste domingo (7/10), 1.001 (73%) foram por propaganda irregular. O desembargador eleitoral Luciano André Losekan, ouvidor do Tribunal, explicou que todas as denúncias são checadas, para evitar casos de má-fé. Até as 11 horas da manhã, foram substituídas 46 urnas no estado, sendo 37 por não funcionamento.

A Brigada Militar informou que a Escola Estadual Raul Pilla, que é um colégio eleitoral, foi arrombada na madrugada deste domingo, no bairro Restinga, em Porto Alegre. Não houve violação de nenhuma seção eleitoral na escola. Foi apenas uma tentativa de furto, mas não foi subtraído nenhum objeto da instituição de ensino.

Até as 11 horas, foram feitas duas prisões por propaganda eleitoral, uma no município de Sobradinho e outra em Santiago. Além destes, três menores também foram apreendidos: duas em Estrela e uma em Livramento. Houve um caso de termo de circunstância por boca de urna em Portão.

A Brigada Militar informou ainda que na Escola Isabel de Espanha em Viamão, um homem agrediu o presidente de mesa após não ser autorizada a entrada da filha na cabine de votação, cuja mãe queria tirar uma foto da menina votando.  O homem foi encaminhado para a delegacia de polícia de Viamão.

Dos 497 municípios gaúchos, 426 deles contam com 100% de biometria, conforme boletim de informações do TRE. Outros 71 municípios têm votação híbrida entre biometria e documentação física, incluindo a capital Porto Alegre. No Estado, são 8.373 locais de votação, com 165 zonas eleitorais.

O maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul é a capital Porto Alegre com um eleitorado de 1.100.163 pessoas. Depois seguem os municípios de Caxias do Sul, com um eleitorado de 322.90, e Canoas com 252.200 eleitores.