Desigualdade social e meio ambiente são alguns dos temas da Virada Sustentável que começa sexta em Porto Alegre

Na sua 4ª edição na capital gaúcha, evento ocorre nos dias 5, 6 e 7 de abril em vários ecopontos como Vila Flores, Casa Mario Quintana e Parque Redenção

  • Por: Clarissa Freiberger (1º semestre) e Martina Santos (1º semestre) | Foto: Virada Sustentável 2017 POA (divulgação) | 02/04/2019 | 0

Com a missão de mostrar os impactos ambientais e as transformações sociais existentes nos estados brasileiros, começa nesta sexta-feira, dia 5, em Porto Alegre, a Virada Sustentável. O evento que na Capital está na sua 4ª edição se estende até domingo, dia 7, teve sua primeira edição em São Paulo em 2011. Em outras seis cidades do país, a virada também é realizada, mas em datas distintas.  Além de enfocar a sustentabilidade dentro da comunidade, tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU.

A edição de 2019 na capital gaúcha irá abordar temas como redução das desigualdades sociais, consumo consciente, igualdade de gênero e mudanças climáticas. As atividades serão realizadas em diversos ecopontos, como o Centro Cultural Vila Flores, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Parque da Redenção, a Praça Júlio Mesquita e a Orla Moacyr Scliar. Uma das novidades deste ano é que cada local irá tratar um tema distinto com uma programação específica sobre o assunto abordado.

O 4º ano do evento em Porto Alegre tem 419 projetos propostos – alguns são: aulas de Reiki e Yoga, seminários sobre Alimentação Escolar, tenda eco gastronômica, oficina “Maria da Penha para todas”. O festival teve recorde de inscrições nas oficinas e os seminários ainda possuem vagas que ficarão abertas até quinta-feira, dia 4. No entanto, existem diversas atrações livres, como o Livremente (programa de troca de livros, nos dias 6 e 7, no Parque da Redenção) e a Serenata Iluminada (atrações musicais no Parque Farroupilha, na noite de sábado).

A Virada Sustentável de 2019 trabalha com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU que são:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Vida saudável e bem-estar;
  4. Educação de qualidade a todos;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia acessível e limpa;
  8. Emprego pleno e crescimento econômico sustentável;
  9. Industrialização inclusiva;
  10. Redução das desigualdades nos países e entre eles;
  11. Tornar cidades seguras e sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança climática global;
  14. Conservação dos recursos marinhos;
  15. Proteger a biodiversidade e os ecossistemas;
  16. Promover a paz e justiça;
  17. Fortalecer os meios de parceria global.

Para maiores informações, visite o site www.viradasustentavel.org.br. E participe usando as hashtags #viresuacidade #viradasustentavel #euviropoa.