E no protesto, quantos foram?

Um dos métodos aplicados é a contagem por metro quadrado, utilizada pelo Datafolha

  • Por: Daniela Flores (5º semestre) | Foto: Carolina Dill (1º semestre) e Movimento Brasil Livre/ Facebook | 28/05/2019 | 0

Nas últimas semanas, ocorreram manifestações de centenas de pessoas nas ruas. Domingo, as manifestações foram em favor do Governo Federal. Mas você já se perguntou como é calculado o número de participantes em cada um destes eventos? Estes dados não são um chute, ou uma mera especulação. Existem alguns métodos que são empregados justamente para calcular com maior precisão possível quantos habitantes compareceram.

O Datafolha, instituto de pesquisa do Grupo Folha, é uma das entidades que faz a contagem. Os técnicos da empresa se preocupam com a área total do evento e quantas pessoas ocuparão num metro quadrado.  No caso da  Avenida Paulista, por exemplo: Ela tem um espaço de 136 mil m², contando as calçadas, a ciclovia e até o vão do Masp.

Se destes 136 mil m², cada metro quadrado fosse ocupado por uma pessoa, teríamos 136 mil pessoas. Entretanto, se fosse uma manifestação na qual tivesse 1 milhão de pessoas, significaria que há 7,5 pessoas/m².

Com o objetivo de saber ao certo a quantidade, cada profissional do Datafolha, segurando um mapa quadriculado, passa pelo local do evento na hora em que ele acontece e anota a média de pessoas em cada área, separadas por quadrante. Também se certifica de quanto tempo as pessoas estão ali.

Outro método para realizar contagem de multidões usa fotografia. Em evento político nos Estados Unidos em 2010, por exemplo, um balão tirou foto de 360 graus do público em altitudes diferentes. Depois, um mapa 3D foi criado, e o número de pessoas em alguns quadrados foi contado. Desta forma, é possível estimar a concentração de gente em certas áreas e, com a suposição de que seja semelhante noutras áreas, o número de participantes é calculado.

Seja qual for a técnica, é preciso  cuidado com os números. A divulgação de dados errados pode alterar a importância e o entendimento do evento.