Editorial J abre inscrições para voluntários

Alunos interessados em participar do laboratório devem preencher formulário online e participar de prova de conhecimentos gerais, no dia 14 de março.

  • Por: | Foto: Annie Carolline Castro (4º sem) | 07/03/2016 | 0

MG_3540 - Cópia

O Editorial J, laboratório convergente do curso de Jornalismo da PUCRS, está com inscrições abertas para a seleção de novos alunos voluntários. Sob a orientação de professores responsáveis pela coordenação dos núcleos de áudio, foto, impresso, vídeo, online e convergente, os estudantes têm a oportunidade de produzir reportagens diárias para diferentes formatos e adquirir experiência jornalística na prática, dentro de uma rotina de trabalho que busca convergência.

Para participar da seleção de voluntários, os candidatos interessados devem preencher este formulário. A seleção continua com uma prova de conhecimentos gerais no dia 14 de março, às 15h na sala 307. Depois, os professores receberão os alunos para entrevistas individuais.

O Editorial J reúne estudantes do curso de Jornalismo da PUCRS para a produção de jornalismo em cinco núcleos, descritos abaixo por voluntários e editores do laboratório.

Áudio
“A rádio online Famecos Cast mantém três horas e meia de conteúdo diariamente. Produzimos e apresentamos os programas Microfone Aberto, de entrevistas; Lente de Aumento, de debates; Bombou na Timeline, de entretenimento; Enfoca, radiorrevista, e Resumo Esportivo, de debates, notícias e informações sobre todas as modalidades”. – Bibiana Garcez, editora do núcleo de áudio do Editorial J.
Escute os programas em http://www.ustream.tv/channel/famecos-cast

Foto
“O Núcleo de Fotografia do Editorial J é responsável pelas fotos das pautas dos outros núcleos, além coberturas fotográficas de variados temas. A rotina funciona em torno do acompanhamento dos outros repórteres para produção das matérias e a produção de galerias fotográficas. O aluno tem a possibilidade de exercer na prática o fotojornalismo, o que o ajuda a entender como funciona a fotografia dentro de uma redação, desde a convergência até o lado mais técnico da linguagem”. – Juliana Baratojo, editora do núcleo de fotografia do Editorial J.
Veja as galerias em https://www.flickr.com/photos/editorialj

Impresso
“O jornal impresso do Editorial J é publicado mensalmente e tem a intensão de apresentar conteúdos de forma mais aprofundada. Por meio de reuniões semanais, as pautas são escolhidas, debatidas e seu andamento é constantemente acompanhado pelo coordenador do núcleo e colegas. O impresso é um espaço para que os alunos possam começar a montar o portfólio com matérias de seu interesse”. –  Eduarda Endler Lopes, editora do núcleo de impresso do Editorial J.
Para ler as edições do impresso, acesse https://issuu.com/editorialj.

Online
“O núcleo de web jornalismo do Editorial J é responsável pela produção de reportagens pensadas para o formato digital, através da utilização de ferramentas de jornalismo online, aplicativos e infográficos. O núcleo também coordena e administra as redes sociais do laboratório, principal meio de distribuição do conteúdo produzido no J. Além disso, os alunos do setor também são responsáveis pela administração do portal de notícias do Editorial J, principal plataforma de publicação do laboratório, que engloba todo o conteúdo produzido pela nossa redação convergente”. –  Gabriel Gonçalves, editor do núcleo de online do Editorial J.
Acesse o site do Editorial J: www.editorialj.com.br

Vídeo
“O Núcleo de Vídeo do Editorial J está precisando do seu talento! Venha produzir um telejornal semanal e conteúdos audiovisuais multiplataformas publicados no YouTube e transmitidos na UNITV, canal 15 da NET. Nossos repórteres produzem, editam e fazem suas próprias reportagens, além de poder ser âncoras. Projetos especiais e documentários também são elaborados e já receberam prêmios em Direitos Humanos de Jornalismo. Desenvolva sua habilidade de buscar notícias em todos os lugares, produzir reportagens e pensar fora do comum. Se você tem iniciativa, energia e inovação venha experimentar e descobrir novas linguagens em televisão”. – Eduardo Pinzon, editor do núcleo de vídeo do Editorial J.
Visite nosso canal: https://www.youtube.com/user/editorialj