Editorial J ganha mais um prêmio no 30° SET Universitário

A aluna Roberta Requia foi a vencedora na categoria Fotografia Jornalística, com a galeria da Ocupação de Mulheres Mirabal

  • Por: Nathália Porto (3° semestre) | 02/10/2017 | 0

Na última sexta-feira (29) ocorreu na PUCRS a cerimônia de premiação do 30° SET Universitário, promovido pela Famecos. Nessa edição a antiga editora do núcleo de foto do Editorial J, Roberta de Toledo Requia, ficou em primeiro lugar na categoria Fotografia Jornalística, com o trabalho “Ocupação de Mulheres Mirabal”.

A galeria de fotos foi produzida em maio deste ano e mostrou a Ocupação Mulheres Mirabal, onde mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e vulnerabilidade social vivem. Roberta registrou a luta diária das apoiadoras e acolhidas no local para sobreviverem através de doações, vendas e arrecadações, situação que já completou dez meses em setembro.

Confira a galeria do trabalho de Roberta Requia no nosso Flickr:

Ocupação de Mulheres Mirabal

 

“Cada uma das fotos conta uma história individual do coletivo”, diz Roberta. Ela comenta que ter ganhado o prêmio foi maravilhoso. “Quando me chamaram foi uma mistura de surpresa, de felicidade, de euforia, e eu não consegui pensar em muita coisa”, revela. Roberta ainda faz questão de deixar claro: “Esse prêmio foi tão meu, quanto da Ocupação, porque a Ocupação faz um trabalho tão único e diferente que eu só consegui registrar. O meu trabalho foi conseguir registrar de uma maneira bonita, o que não seria possível se o trabalho delas não fosse tão lindo”.

Roberta com o prêmio da categoria de Fotografia Jornalística
Roberta com o prêmio da categoria de Fotografia Jornalística. Foto: Bruna Faraco

Além desse prêmio, o Editorial J já conquistou outros 17, como o primeiro e o segundo lugares na categoria Acadêmico do XXVIII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo – 2011, o prêmio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, o 2º lugar do 32º Prêmio Direitos Humanos, o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental e muito mais.

O SET Universitário é o evento realizado desde 1988, pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS. O Prêmio SET, que encerra a programação, é o concurso que homenageia os melhores trabalhos acadêmicos. Durante os dias que antecedem a premiação ocorrem palestras e oficinas das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema e Design.