Estar fora da zona eleitoral é a principal justificativa

  • Por: | 05/10/2014 | 0

O principal motivo para não votar é estar morando fora do município onde se situa a zona eleitoral. Essa foi a justificativa mais apresentado no Posto de Atendimento ao Eleitor situado no prédio 11 da PUCRS, onde se situa o maior colégio eleitorado do Rio Grande do Sul.

No preenchimento do formulário de justificação, os estados mais citados pelo eleitor como de localização do título são Rio Grande do Sul (municípios do interior), Minas Geral, São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins. Duas horas antes de finalizar o horário da votação, a estimativa dos funcionários era de receber 180 justificativas até o fim do primeiro turno para as eleições de 2014.

Outro fator expressivo apresentado como justificativa foi doença, ou consulta médica marcada. “Nós já tínhamos marcado a nossa consulta faz muito tempo, não podíamos desmarcar”, explicou Rosemari da Silva Oprach, junto com a mãe e a filha. “Não dá pra ficar adiando hospital.”

O levantamento mostrou também que é bem equilibrado o uso da justificativa por homens e mulheres e não diferença em termos de faixa etária.

Este material integra a cobertura realizada pelos alunos do Editorial J, laboratório do curso de Jornalismo da Famecos-PUCRS, com supervisão dos professores Alexandre Elmi, Fábian Chelkanoff, Fabio Canatta, Flavia Quadros, Ivone Cassol, Marcelo Träsel, Marco Antonio Villalobos, Tércio Saccol e Vitor Necchi.

Texto: Vitor Laitano (2º semestre)