Estudantes ocupam prédio da UFRGS em protesto contra PEC 241

Os universitários do curso de Letras querem estender movimento para outros prédios do campus da UFRGS

  • Por: Vitor Kafruni (1º sem.) | Foto: Victoria Urbani (4° sem.) | 27/10/2016 | 0

IMG_0039

Universitários do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocuparam na quarta-feira (26) o prédio da faculdade, situado no campus Agronomia. O objetivo é barrar o andamento da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 e a Medida Provisória (MP) 746. A PEC 241 estabelece o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, colocando em risco a aplicação de recursos da União em setores como educação e saúde, entre outros, e já foi aprovada em duas votações na Câmara dos Deputados, devendo ser apreciada pelo Senado nos próximos dias.

A MP 746 propõe várias e profundas alterações no ensino médio, gerando críticas como por instituir “a escola sem partido”.

As alunas Caroline Clemente, Maíra Blume, Kedilen Dutra e Maria Eduarda Bührer, com idade de 18 e 19 anos, explicaram que a “ocupação é uma revolta contra os políticos por causa da PEC 241 no Senado. É o começo, nosso objetivo é ocupar toda UFRGS e universidades do Brasil, pois é algo muita grave. Nossa luta é por uma situação nacional, estamos falando do futuro da educação. Estamos sofrendo juntos, nós, professores, futuros pais que criarão filhos que não terão garantia de educação pública e qualidade.”

Ao receber a equipe do Editorial J e convidar para participar da assembléia do movimento na tarde de quarta-feira, as estudantes explicaram que “mídias de todos os formatos, mídias alternativas são fundamentais para nos ajudar. Criamos também uma página no Facebook – Ocupa Letras UFRGS – já que estamos compartilhando tudo que é postado.” A assembléia realizada em dois momentos discutiu assuntos da organização, como a formação de comissões para atuar em turnos cuidando de questões referentes à limpeza, alimentação, comunicação, segurança, cultura e mobilização. Cada grupo ocupa uma das salas do prédio.