Estudantes participam de Desafio de Robôs

desafio, robôs, Foto: Guilherme Testa
Alunos reconstruíam robôs para resolverem problemas de mobilidade urbana

A maioria das pessoas que ouve falar em desafio de robôs pensa imediatamente em filmes norte-americanos nos quais jovens constroem máquinas para batalhas. Porém, este não é o objetivo do 5º Desafio de Robôs. O evento que movimentou o Prédio 41 da PUCRS, nos dias 22 e 23 de novembro, tinha como finalidade a conscientização do estudante do Ensino Fundamental e Médio na área da mobilidade urbana.

“O propósito é sensibilizar o aluno e mobilizá-lo para a sociedade num futuro melhor. Desta forma, ele estuda, pensa, cria e imagina algo que possa favorecer a sociedade”, ressalta Maurício Anony, coordenador do evento.

desafio, robôs, Foto: Guilherme Testa
79 equipes de robótica participaram do desafio

Com mais de 79 equipes de robótica do Rio Grande do Sul e de São Paulo participando, o desafio foi dividido em três ilhas com objetivos específicos. Na Ilha do Lego, o aluno construía e reconstruía um robô para resolver problemas de mobilidade urbana.

A Ilha da Robótica livre dava permissão para a criação e desenvolvimento do projeto ao estudante. “Ocorre uma liberdade de expressão e construção, através de meta-reciclagem, que consiste na desconstrução do lixo tecnológico para a reconstrução da tecnologia, em forma de um robô”, destaca Anony.

A Ilha VEX trabalhava com a engenharia mecânica, elétrica, automação e do design. “Faltam mais de 80 mil engenheiros no mundo e a VEX trabalha o despertar das diferentes engenharias no estudante”, avalia o coordenador.

Participaram do evento cerca de 1.300 estudantes, 120 educadores e 20 avaliadores. A lista dos campeões pode se vista aqui.


Texto e reportagem: Eduardo Bertuol (7º semestre)
Fotos: Guilherme Testa (4º semestre)
Edição do Vídeo: Raquel Saliba (7º semestre)