Fundadora do FazINOVA, Bel Pesce, palestra sobre empreendedorismo jovem na PUCRS

Ao tentar melhorar vida das pessoas por meio de soluções inovadoras, Bel Pesce descobriu o empreendedorismo. “Sempre gostei de matemática”, disse a autora dos livros “A Menina do Vale” e “Procuram-se Super-Heróis”, na palestra no auditório do prédio 9 da PUCRS, na noite de 13 de março. A partir disso, durante aproximadamente 50 minutos, a ex-estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) contou aos alunos e convidados sobre a sua trajetória acadêmica até se tornar uma profissional renomada do empreendedorismo e inovação.

Em 2012, Bel foi escolhida a “Jovem empreendedora do ano” pelo Prêmio Jovem Brasil e incluída na lista das “100 pessoas mais influentes do Brasil”, pela revista Época. Criadora do FazINOVA, ela afirma que esse negócio foi criado para que qualquer pessoa possa “descobrir e desenvolver o seu potencial e se conectar com um mundo de oportunidades”.

Durante a palestra, ela atestou que a “a melhor carreira é a que você faz”, e afirmou que empreender é buscar uma solução que ainda não exista para determinado problema que envolva algo. Devido a sua determinação, “não desistir fácil das coisas”, Bel conseguiu realizar o que muitos outros com o mesmo sonho não conseguiram. Criou aplicativos que vão desde tentar solucionar problemas envolvendo necessidades básicas na África até instrumentos mais eficazes de gerenciamento de tarefas, como o Tisk-Task, segundo ela, amplamente utilizado em residências universitárias no período acadêmico.

Segundo a empreendedora, hoje o estudante termina o ensino médio aos 17 anos com a perspectiva de ter, em média, cinco carreiras diferentes. Mas, há um impasse: dessas cinco carreiras, três ainda não existem. “Então, como se preparar para algo que ainda não existe?”, indaga Bel. Ela explica que “todo mundo trabalha com mídias sociais hoje e há dez anos isso não existia”, logo essa tendência segue o mesmo modelo.

A plataforma FazINOVA, agora, conta com cursos on-line gratuitos, além do escritório fixo em São Paulo com espaço de coworking. “O objetivo é levar o trabalho tanto para o espaço on-line quanto o espaço offline”, diz. Seu título de maior sucesso, A Menina do Vale, se encontra gratuito na internet para download, com objetivo de inspirar e auxiliar novos empreendedores nas mais diversas áreas, inclusive na de comunicação e tecnologia.

Texto: Bárbara Nóbrega (2º semestre)
Fotos: Caroline Ferraz (6º semestre)