Futebol das Gurias Coloradas conquista respeito

A essência do futebol esteve bem representada no jogo em que as Gurias Coloradas venceu o São José-SP por 2 a 1

  • Por: Lourenço Marchesan (5º semestre) | Foto: Nícolas Chidem (7º semestre) | 17/04/2019 | 0

A vitória de 2 a 1 sobre as atletas do São José-SP, em 10 de abril, não foi a única conquista das Gurias Coloradas na Arena Cruzeiro em Cachoeirinha. As jogadoras coloradas mostraram ao público presente que em campo se joga para ganhar, mas conservando respeito e admiração pelas adversárias.

Qual foi a relação do público que acompanhava o futebol feminino e o trabalho da comissão técnica? A palavra intimidade resume bem o cenário visto na partida das Gurias Coloradas contra São José-SP, em 10 de abril. Cerca de 200 torcedores localizados à direita das cabines de imprensa simbolizavam este vínculo, cantando as músicas sempre ouvidas no Beira-Rio. Os poucos jornalistas e fotógrafos à beira do campo conferiam detalhes que às vezes passam despercebidos quando as equipes masculinas jogam.

A partida, válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro A1, terminou com vitória por 2 a 1 das Gurias Coloradas sobre o time do interior de São Paulo que se orgulha de ser o único campeão do mundo do Brasil até hoje. No campo, sorrisos e respeito entre as jogadoras das equipes nos momentos de parada durante os 90 minutos.

A Arena Cruzeiro é a casa das Gurias Coloradas nesta temporada do Brasileirão. O estádio, que teve as obras concluídas no final de fevereiro, oferece uma visão privilegiada do campo, e recebe forte luminosidade do sol nos finais de tarde. Mesmo com a Brigada Militar liberando somente um dos setores para o jogo, algo incomum em estádios de futebol, o barulho e a paixão gritante dos torcedores não encontraram barreiras, a maioria de Porto Alegre que se deslocou até Cachoeirinha.

Como o futebol feminino pode ser melhor divulgado e receber mais atenção? A resposta talvez esteja no relacionamento entre o público das arquibancadas e atletas dentro das quatro linhas. A emoção é mais forte, como se todos estivessem uniformizados e prontos para arrematar em gol. Este motivo é o principal responsável pela popularidade do esporte, muito do que não se valoriza hoje. E, com certeza, o futebol feminino mostra outro caminho.

Confira a galeria de fotos do jogo por Nícolas Chidem e Eduardo Rodrigues: