Germânia é modelo de parque fechado

Porto Alegre já possui um parque público cercado e com horário de funcionamento. O Parque Germânia, localizado na Zona Norte, próximo ao shopping Iguatemi, é mantido pela construtora Goldsztein e pela Associação de Amigos Jardim Europa.

Alfredo Vizzotto, responsável pela administração da Goldsztein no parque, explica que o acesso é aberto ao público pelos portões durante o dia. No final da tarde, perto da hora do fechamento, o movimento diminui. “Uma viatura da Goldsztein passa pelo parque e avisa que ele está sendo fechado”, conta Vizzotto. Em caso de problemas, a administração aciona a Brigada Militar ou a Guarda Municipal.

Leia também: Em Uruguaiana, Guarda Municipal torna praça mais segura

O horário de funcionamento varia de acordo com a estação do ano. Na primavera e no verão, o Germânia abre das 6h às 21h; no outono e no inverno, das 6h às 19h. A hora exata para abertura e fechamento dos portões restringe as atividades noturnas, um dos argumentos dos porto-alegrenses contrários ao cercamento da Redenção. No entanto, a medida também é responsável pela segurança do parque.

Telmo Eberhardt vai quase todo dia ao parque Germânia. Para ele, as grades auxiliam na segurança do local. Porém, ele é contrário ao cercamento da Redenção. “Acho uma bobagem cercar o parque, ele tem que ficar aberto porque sempre foi assim”. Eberhardt lembra que para as pessoas que descem de ônibus na avenida Osvaldo Aranha e precisam ir até a avenida João Pessoa, as grades seriam um transtorno. “É só colocar mais policiamento e mais iluminação que a situação já se resolve”, opina.

Saulo José Padilha, também frequentador diário do Germânia, principalmente das quadras de bocha, tem outra opinião. Para ele, que fica até o horário do fechamento do parque e o considera seguro, a Redenção deve ser cercada: “Eu era contra praças fechadas, mas, depois da experiência aqui [no Germânia], percebi que é uma lição e um exemplo a ser seguido”.

Texto: Bibiana Meneghini Dihl (6º semestre)

Fotos: Caroline Ferraz (5º semestre)