Horário de verão muda viagens aéreas em estados que não adotam a medida

O horário de verão que começa a meia noite de sábado (18/10) para domingo (19/10) faz adiantar em uma hora os relógios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Segundo o site do governo, Portal Brasil, a mudança é sempre adotada nessa época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, pois com a medida “é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre às 18h e às 21h”. Os relógios voltarão ao horário normal em 22 de fevereiro de 2015.

Com a alteração todas as pessoas devem ficar alertas, principalmente quem irá viajar nessas datas. As linhas aéreas Azul, GOL e TAM avisam que as partidas e as chegadas às regiões Norte e Nordeste, que não adotam o horário de verão, foram antecipadas em uma hora em relação aos horários atuais. “Os bilhetes aéreos apresentam a hora local, sendo o embarque no horário da cidade de origem e o desembarque de acordo com o horário da cidade de destino. Os clientes devem sempre seguir o horário local da cidade”, informa a GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

O serviço de informações da Estação Rodoviária de Porto Alegre (Fone: 32280699) esclareceu que não são feitas mudanças nas saídas dos ônibus. O horário que consta nas passagens é o que deve ser respeitado para o embarque.

Confira a lista de estados que adotam e os que não adotam o horário de verão:

Texto: Georgia Ubatuba (3º semestre)