Mais de 140 cães ameaçados de ficar sem alimento

O canil Santo Expedito, localizado no Bairro Cristal em Porto Alegre, há oito anos resgata, alimenta e recupera a saúde de cães vítimas de maus tratos, atropelamentos e doenças até a doação. Os cachorros consomem cerca de 40 quilos de ração diariamente e a responsável pelo canil, Cláudia Duz Mota, enfrenta dificuldades para alimentar os mais de 140 animais. Por isso, nessa semana, ela reduziu a quantidade de ração fornecida a cada um para economizar.

Cláudia Duz Mota
Cláudia dedica sua vida ao cuidado dos cães

Cláudia é amante e defensora dos animais. Natural de Canoas-RS, hoje mora no Bairro Cristal em Porto Alegre. Em 2003, ela criou o canil e dedica-se integralmente aos cerca de 145 animais que foram encontrados nas redondezas de seu bairro. A maioria dos cães lá hospedados são deficientes físicos e/ou neurológicos e idosos.

Cláudia utiliza a rede social Facebook como ferramenta para auxiliar seu trabalho. Com isso procura sensibilizar as pessoas para que contribuam com o canil. Além de saber como ajudar, ao visitar a página de Cláudia, pode-se conhecer a história de alguns cães.

Nesses oito anos de ajuda voluntária, a gaúcha guarda com carinho as lições que cada um deles traz para sua vida. Um exemplo disso surgiu logo na primeira sexta-feira de 2011, quando ela encontrou em seu portão um cachorro imóvel e muito machucado. “Sempre que olho para Dentinho me emociono. Ele foi deixado no meu portão quase sem vida, respirando com dificuldade e com seu corpo frio”, conta. O tratamento dele durou aproximadamente seis meses. Hoje Dentinho é motivo de orgulho e exemplo de superação.

Dentinho antes
Dentinho antes
e depois do tratamento.
e depois do tratamento

A cada animal salvo das ruas, Cláudia motiva-se ainda mais a continuar transformando seu amor em ação.

Para contribuir com essa família e dar continuidade às ações de Cláudia, entre em contato através do email: canilstoexpedito@gmail.com ou pelos telefones: (51) 9376-3373 ou (51) 9857-7008.

Visite o perfil de Cláudia no Facebook.

Texto: Carlos Eduardo Lando.
Fotos: Antonio Carlos Nascimento.