Manifestações de rua e guerra motivam painel do Intercom Sul

Os debatedores Solange leda Gallo, Vitor Pequeno e Antonio Carlos Santos abordaram as coberturas e análises das manifestações de rua e em período de guerra. Este painel, no auditório C da Universidade do Sul de Santa Catarina Pedra Branca, abriu as discussões da manhã de sexta-feira (9/5).

Com o tema Guerra e Paz, o painel apresentou discussões sobre os 100 anos de história do Jornalismo, através das “revoluções” na forma de comunicar com o passar dos anos. No painel, Solange Gallo tratou da linguagem presente no sentido da frase Vem pra Rua, utilizada como lema das manifestações de julho de 2013 no Brasil. Em sua exposição, analisou a visão dos manifestantes através de recortes dos cartazes e frases produzidas e explanadas durante os meses de junho, julho e agosto. “O jovem, o brasileiro que chamava através da interpretação potencial, a população à rua, tornou-autor na cena da notícia”, finalizou a pesquisadora. Complementando as informações, Vitor Pequeno apresentou sua pesquisa sobre a organização das manifestações através das redes sociais. O desejo em comum dos manifestantes atuou de forma simbólica na construção de uma pulverização dos acontecimentos, segundo ele.

Antonio Carlos Santos enfatizou a fotografia no século 19 a partir das guerras na Europa. “A fotografia surge de mãos dadas com a guerra.” A foto surge nessa emergência de contradições e hoje se relaciona como selo de veracidade dos acontecimentos, inclusive nas manifestações. Ao final do painel, os três debatedores correlacionaram seus dados e enfatizaram a valorização da comunicação nesse processo de mudanças atuais.

O congresso da Intercom Sul 2014 acontece nos dias 8, 9 e 10 de maio na sede da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) Pedra Branca em Palhoça, com o tema “Revolucione a Comunicação”. O evento reúne estudantes, docentes e graduados em comunicação social do Sul do Brasil para discutir através de diversos painéis e mesas debatedoras, a comunicação nos dias de hoje e seu futuro através das diversas multimidialidades

Texto: Julia Bernardi, Jéssica Moraes e Yasmin Luz (3º semestre)