Moinhos de Vento recebe nova iluminação

  • Por: Juliana Baratojo (3º semestre) | Foto: Juliana Baratojo (3º semestre) | 03/06/2015 | 0

 

MG_4490

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais 72 pontos de luz vão iluminar as ruas do bairro Moinhos de Vento, um dos mais tradicionais e conhecidos de Porto Alegre. O projeto tem o objetivo de requalificar os espaços urbanos, dando maior segurança a moradores e comerciantes locais, explicou o prefeito José Fortunati no ato de assinatura do mesmo que contou com a presença de integrantes do Movimento Moinhos Vive, no início do mês de maio (6/5). De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), o envolvimento da associação local no projeto foi o principal motivo para a escolha do bairro.

A nova iluminação contará com postes metálicos mais baixos e com tecnologia LED, que têm durabilidade superior às lâmpadas tradicionais. Com 20 metros de distância entre um ponto e outro, beneficiará as ruas Padre Chagas, Dinarte Ribeiro, Barão do Santo Ângelo, Fernando Cardoso e a praça Mauricio Cardoso.  O projeto prevê investimento de R$ 420 mil em infraestrutura e equipamento. Após a ordem de início das obras, a estimativa de conclusão é de 90 dias, segundo dados divulgados pela Smov.

Quem trabalha na região diverge quanto à necessidade de mais iluminação. Edi Jorge, funcionário da Gelateria Di Argento, localizada na Padre Chagas, afirma que nesta rua não seria tão necessário, já que é bem iluminada, mas concorda que ruas como a Dinarte Ribeiro ficam na total escuridão. Nesta, se encontra a loja em que trabalha Lidiane dos Santos, 30 anos, que sai às 23h do serviço e comenta: “Fico com medo, porque é bem escuro, mais luz ajudaria até no maior fluxo de pessoas”.

Com mais de 90 mil pontos de iluminação pública em Porto Alegre, a prefeitura já havia lançado projetos para nova iluminação na Avenida da Legalidade e da Democracia, nos parques Farroupilha, Moinhos de Vento e Marinha do Brasil, além da Praça da Encol, único concluído até o momento. Parques e praças têm sido foco de investimentos da prefeitura para novas iluminações. Segundo a Smov, em 2014, 107 praças da Capital receberam 1.941 novos pontos, com um investimento de R$ 4 milhões. Para este ano, a Smov já licitou obra de iluminação para mais 29 praças, totalizando 780 luminárias.