Nova ponte do Guaíba começa a ser erguida

Início das obras da nova ponte do Guaíba
As obras da nova ponte do Guaíba se iniciaram no dia 14 de outubro em Porto Alegre.

No dia 14 de outubro foram colocadas no canteiro de obras do Consórcio Ponte do Guaíba, na margem do lago, duas estacas que representam o inicio das obras. O prazo para a entrega da nova ponte, com 2,9 quilômetros de extensão e orçamento de R$ 649,6 milhões, é 2017.

A ordem de serviço para construção foi assinada, nesta terça, pelo ministro dos Transportes, Paulo Passos, que estava acompanhado da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e de secretários de Estado que visitaram o canteiro de obras instalado no bairro Humaitá.

Questionado sobre a demora no início das obras, já que a decisão de erguer a nova ponte foi anunciado pela presidente Dilma há 4 anos, o ministro Passos disse apenas que as licenças necessárias só saíram agora. O laudo de licenciamento ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) foi emitido na semana passada, em 9 de outubro.

O ato de assinatura da ordem de inicio das obras também contou com a presença dos moradores das Ilhas Pavão e dos Marinheiros. Cerca de 850 residentes nas ilhas serão realocadas em uma vila temporariamente até suas novas casas sejam construídas.

Nessa sexta-feira, 17 de outubro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá dar andamento à licitação para definir o consórcio fará a construção das casas.

Texto: Yanlin Costa (3º semestre)
Foto: Betina Carcuchinski (4º semestre)