Oficina Comunitária da Cidade da Bicicleta recebe nova sede da Prefeitura

A Oficina Comunitária da Cidade da Bicicleta, que estava fechada desde o ano passado devido à falta de local adequado, recebeu uma nova sede da prefeitura de Porto Alegre no mês de junho, segundo o Decreto nº 18.682. O termo de permissão de uso do espaço ficou pronto no final de setembro e a inauguração do local ocorreu na segunda feira, dia 22 de setembro. O evento teve como objetivo o arrecadação de fundos, através de rifas e doação do público, para a construção da nova sede, e contou com a ocupação do espaço público para confraternização, projeção de imagens e vídeos à respeito do novo espaço, além da realização de atividades artísticas e lúdicas para o público, com os artistas e grupos: Alexandre Kumpinski, Bombo Larai, Turucutá e Novo Circo e Companhia de Dança.

No evento, Marcelo Kalil, Coordenador do Coletivo Mobicidade, e outros integrantes da Oficina, falaram sobre a novidade, a previsão de reabertura – planejada para janeiro, e apresentaram ideias para a construção do futuro espaço, que será localizado embaixo do Viaduto dos Açorianos, entre as Avenidas Loureiro da Silva e Borges de Medeiros. A ideia é construir a oficina com o máximo de material reaproveitado possível, que está sendo recolhido pelos integrantes.

Os integrantes da oficina frisaram que, com a construção feita embaixo do viaduto, os moradores de rua que habitam o local não serão desalojados. Alem disso, a oficina terá um banheiro com chuveiro a que os moradores poderão ter acesso.

A nova oficina será construída a partir deste ano e servirá para a orientação e troca de conhecimentos sobre o conserto de bicicletas. O objetivo principal do local é a capacitação dos proprietários, para que estes consigam fazer a manutenção de suas bicicletas por conta própria. O grupo que integra o espaço é formado exclusivamente por voluntários que apoiam que a bicicleta seja utilizada como meio de transporte, pois é um veículo econômico, sustentável e que faz bem à saúde. A previsão é que a oficina seja aberta ao público em janeiro de 2015.

Acompanhe a Cidade da Bicicleta no seu blog e página do Facebook.

Texto e fotos: Cláudia dos Anjos (6º semestre)