Onda Xavante divulga clube em Porto Alegre e amplia sócios

A Onda Xavante, núcleo de torcedores do Brasil de Pelotas residentes em Porto Alegre, promoveu, domingo, no Parque Farroupilha (Redenção) um evento de divulgação de suas atividades e da história do clube. Uma pequena estrutura foi armada para a exposição do livro comemorativo dos 100 anos do clube e de camisetas, chaveiros e adesivos.

Obra retrata a história do centenário Brasil de Pelotas com fotos e depoimentos

Vinicius Colvara, presidente da Onda Xavante, explicou que aproveitava o aniversário da capital para comemorar os sete anos de existência do núcleo. O evento serviu também para divulgar as atividades realizadas pelo grupo de torcedores Xavantes e contou com a presença do ex-jornalista do Grupo RBS Eduardo Cecconi e da apresentadora do Globo Esporte Alice Bastos Neves. O núcleo promove excursões para acompanhar os jogos pelo interior do estado. Também realiza, na última sexta-feira de cada mês, uma janta de confraternização, na qual cerca de 80 torcedores se reúnem para se divertir e combinar novas ações.

O dinheiro da venda do livro Identidade Xavante, que retrata a história do clube com fotos e depoimentos, é aplicado na estrutura do clube. O recurso arrecadado já foi investido na drenagem do campo e reformou a tela de proteção do Estádio Bento Freitas. Esse projeto resultou da criação da Associação Cresce, Xavante! que conseguiu a doação de um ônibus personalizado que acompanha o clube, inclusive estava na Redenção, e participou diretamente nas pesquisas para a elaboração do livro.

O evento terminou com a apresentação da Xavabanda, a charanga que contagiou todos os presentes no parque divulgando o clube e a Onda Xavante. A banda é uma bateria de escola de samba que participa do carnaval de Pelotas e acompanha o Grêmio Esportivo Brasil em todos os jogos apoiando com cânticos e muita festa.

Mais de 100 torcedores xavantes prestigiaram o evento

O resultado do evento foi a inscrição de cerca de 50 novos associados à Onda Xavante e a venda de quase todo estoque dos produtos disponíveis.

Texto e fotos: Gabriel Amaral.