Onde treinar para trabalhar na Copa 2014

Desde que foram anunciadas as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, muitas pessoas se interessaram em cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O Programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Com o Mundial de 2014 foram criados o Pronatec Copa e o Pronatec Copa na Empresa, que oferecem cursos de qualificação e capacitação em atividades ligadas ao evento.

No Pronatec Copa são oferecidos cinco cursos: recepcionista em meios de hospedagem, camareiro em meios de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e organizador de eventos. De acordo com a assessora do Departamento de Qualificação da Secretaria de Turismo (Setur/RS), Adriana Paz, o Pronatec Copa na Empresa oferece mais de 50 cursos, com especialização em agenciamento de viagens para empresas de turismo, hotelaria e alimentação e idiomas (inglês, espanhol, francês e libras).

Em 2014, são ofertadas 4 mil vagas, em 16 municípios gaúchos, segundo Portal Oficial do Governo do Rio Grande do Sul para a CopaYasmin Luz (3º semestre)