POA GEEK WEEK: Conheça o Herdeiros de Sonserina, fã-clube que traz o mundo de Harry Potter para o Rio Grande do Sul

Grupo já participou de mais de 80 eventos e completa dez anos em 2019

  • Por: Maria Eduarda Rocha (3° semestre) | Foto: Taimá Walther (6° semestre) | 07/05/2019 | 0

A sala temática de Harry Potter foi uma das atrações fixas do POA Geek Week 2019. O stand esteve presente nos quatro dias de feira, oferecendo atividades gratuitas para os visitantes, além de cosplays e decoração interativa, tudo voltado para o mundo mágico de Hogwards. A atração foi promovida pelo fã-clube Herdeiros de Sonserina, que surgiu há nove anos com o objetivo de integrar os adoradores da saga Harry Potter.

O fã-clube foi fundado em 2010 por Glades Morel, 42 anos, que conheceu o universo de Harry Potter através da filha. Já no primeiro contato com os livros, as duas se apaixonaram pela história e começaram a frequentar reuniões de leitores da série. No entanto, se decepcionaram com o que vivenciaram: “fomos a um encontro de fãs em uma livraria. O auditório estava lotado e a gente não conseguiu participar de nada, tinham grupinhos fechados e não abriam as discussões. Realmente, não era o que a gente imaginava”.

Depois do episódio, Glades resolveu montar o próprio fã clube sobre Harry Potter. O contato inicial com o público era feito através das redes sociais da época como Orkut e Blogger. A partir daí começaram os primeiros encontros físicos em livrarias: “fechamos a agenda com bate-papos uma vez por mês de abril a dezembro. No terceiro evento foi quando começamos a receber mais gente”. Nos encontros, são feitas discussões sobre o enredo dos filmes e livros, além de atividades voltadas para todas as idades. Uma das propostas que mais faz sucesso é a mímica, que atrai toda a família: “Ás vezes um pai vai para acompanhar o filho e quando vê, está brincando junto!”.

Fabio Rögelin Vaz, de 29 anos, é coordenador do Herdeiros de Sonserina há cinco anos e ingressou na organização por conta de um encontro do qual participou em 2014, em que ajudou a equipe a executar atividades. Apaixonado por livros de fantasia e aventura, o jovem contribuiu para o crescimento do fã-clube, e hoje é expositor em grandes eventos como o POA Geek Week: “dá trabalho se organizar para vir em um evento como esse. A gente começa a planejar um ou dois meses antes quais atividades vai fazer e qual material levar”, conta.

Em feiras de grande porte, o fã-clube vende produtos personalizados como camisas, almofadas, copos e buttons. A intenção é utilizar o dinheiro para arcar com os custos do transporte e estrutura da exposição, pois a maioria desses eventos é pago. Alguns pedidos também são comercializados por encomenda.

No POA Geek Week, os integrantes da equipe do Herdeiros de Sonserina fizeram cosplay de personagens da série. Katherine Krauser, 27 anos, participa do fã-clube há dois anos e interpretou Rony, melhor amigo de Harry. Porém, a paixão pelo personagem surgiu bem antes do evento. A jovem interpretou o personagem em um musical durante dois anos e o vê como um exemplo de lealdade para os leitores: “cresci vendo o Rony e a Hermione como exemplos a serem seguidos”. Além disso, Kath se tornou escritora de livros de fantasia por conta da autora J.K Rowling: “eu sempre quis ser escritora, desde que aprendi a escrever. Quando eu li Harry Potter, tive certeza”. A última publicação de Katherine foi o livro “7 viram trinta e 7” e até o final do ano pretende finalizar uma trilogia de ficção e um musical.