Porto Alegre terá mais 208 leitos hospitalares

Hospital Santa Ana ocupará instalações do Hospital Espírita, em Teresópolis

  • Por: Mariana Gomes Puchalski (3° semestre) | Foto: Divulgação | 28/08/2017 | 0
Divulgação/PMPA
Divulgação/PMPA

A partir de novembro deste ano, o novo hospital de Porto Alegre, o Santa Ana, localizado em Teresópolis, começa a atender pacientes. O início das atividades foi confirmado nesta segunda  (28/08) com a assinatura da carta de intenções entre o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a Associação Educadora São Carlos (Aesc) e o Hospital Espírita,  para a instalação de um hospital com 208 leitos para a capital.

O novo hospital será localizado em um lugar sem uso no Hospital Espírita, no bairro Teresópolis. Inicialmente, a Associação irá manter os custos de reforma. A nova instituição contará com 208 leitos: 30 de saúde mental, 75 de longa permanência, 20 leitos de UTI, 59 de retaguarda, oito de isolamento e 16 leitos clínicos.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremers), Fernando Weber Matos, os 208 leitos previstos não serão suficientes para suprir a necessidade de Porto Alegre. Vão proporcionar apenas uma melhora. De acordo com o presidente, existe um déficit de 1000 leitos em Porto Alegre. Ele ressalta a importância dos 30 leitos de saúde mental, “é importante que tenhamos esses leitos. Pois estamos com necessidade para a área psiquiátrica”.

O hospital contará também com um centro de reabilitação auditivo, reabilitação intelectual e uma equipe do programa melhor em casa (que faz o acompanhamento de pacientes em domicílio após a alta). A área prevista do local é de quatro mil metros quadrados.

Serão oferecidos ainda serviços de tomografias, ecografias e exames ambulatoriais.

O Santa Ana atenderá pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão de atendimento é em novembro. A expectativa é que até o inverno que de 2018 esteja operando a pleno.

O custo de R$ 4 milhões para manter a estrutura será dividido com a prefeitura de Porto Alegre que irá usar verbas do Fundo Nacional de Saúde.