Prefeitura estuda formas de qualificar o atendimento ao público LGBT

O levantamento foi realizado na tarde desta quarta-feira em ação para marcar o Dia Internacional Contra a Homofobia

  • Por: Ritieli Moura (2° semestre) | Foto: Camila Lara (4º semestre) | 17/05/2017 | 0
Homofobia
É celebrado no dia 17 de março o Dia Internacional Contra a Homofobia

Melhorar o atendimento oferecido pela Prefeitura ao público LGBT. Esse foi o objetivo da ação promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria da Diversidade Sexual, no evento realizado nesta quarta (17), no Largo Glênio Peres para marcar o Dia Internacional Contra a Homofobia.
Mais de 300 pessoas responderam um questionário que vai ajudar a identificar quais os setores públicos têm mais dificuldade no atendimento. As informações vão ajudar a prefeitura a realizar oficinas de qualificação de seus servidores. “A ideia é descobrir em que setor público o indivíduo LGBT sofre mais discriminação, entre as áreas de saúde, educação, lazer e segurança”, falou o coordenador da coordenadoria, Daniel dos Santos. Além disso, a ideia era também conscientizar a população e informar o público alvo sobre a troca do Registro Civil independente da cirurgia de troca de sexo.
As atividades estavam previstas para acabar às 18 horas, porém, encerraram-se às 15h30 devido o material ter acabado antes do esperado, pois a coordenadoria não contava que tantas pessoas passassem pelo local. “Além de transexuais, pais e amigos, que também já sofreram preconceito por estarem junto deles, estiveram aqui participando. Mais de 300 pessoas passaram por aqui.”
A Defensoria Pública do Estado também esteve no local. O papel dela era de informar ao público LGBT que o órgão está à disposição quando necessário para dar apoio em diversas questões. “Muitos não sabem que podemos ajudar. Quando é vetado a distribuição de medicamentos para alterações hormonais, nós entramos com uma ação para que a pessoa tenha acesso à ele”, falou a servidora Daniela De Luca.
O Dia Internacional Contra a Homofobia é celebrado no dia 17 de maio pois foi nessa data, em 1990, que a homossexualidade foi retirada da classificação de doenças da Organização Mundial da Saúde. A data marca a luta do público LGBT contra a violência e o preconceito.