Professores da Famecos dão aula de rock n’ blues

A Banda dos Professores e as bandas de alunos são as atrações da festa de encerramento do 26º Set Universitário da Famecos que se realiza nesta quarta-feira, 18 de setembro. Reduto de vários músicos amadores, a Famecos promove o encontro de bandas no momento de confraternização, a festa do Set, juntando professores, alunos e ex-alunos no palco do Bar Opinião.

Desenvolvida e aprimorada ao longo dos anos, a Banda dos Professores da Famecos surgiu em 2001, por iniciativa do professor Sergio Stosch, agora aposentado, que tocava piano profissionalmente. Stosch mantinha alguns grupos e quando fazia shows, às vezes, contava com a presença no palco de outros professores. Por motivos desconhecidos, os encontros pararam por algum tempo, sendo retomados nos últimos cinco anos devido ao Set Universitário.

O foco principal da banda atualmente é a oportunidade de expressão musical e diversão. Formada por Alberto Raguenet (baixo), Cláudio Mércio (bateria), Élson Sempé (sax, vocais), Georgia Santos (voz), João Guilherme Barone (voz e guitarra), Ticiano Paludo (guitarra) e a participação especial do técnico Zé Carlos de Andrade (voz e guitarra), Barone define a proposta do grupo como algo “muito parecido com o pessoal que se junta para jogar futebol”. Eles querem viabilizar essa expressão sem o compromisso profissional de quem entra no cenário musical.

Além de hobby, os professores afirmam que querem levar aos estudantes a chance de ouvir algo que se distingue do que é tocado atualmente na rádio. Focam o repertório no blues e no rock clássico, principalmente dos anos 1960 e 1970.

Os ensaios costumam acontecer de forma mais frequente quando há convites para algum show ou apresentação em vista. Mércio conta que, devido às outras ocupações dos integrantes, às vezes, eles ficam muito tempo sem ensaiar. Porém, esse fato parece estar para mudar: “A ideia agora é dar uma continuidade, sempre ter ensaios para que quando houver algum show tudo esteja pronto”, afirma o professor.

Texto: Betina Carcuchinski (2º semestre)
Vídeo: Douglas Roehrs (6º semestre)