Trânsito movimentado em dia de Eleições

  • Por: | 05/10/2014 | 0

O trânsito na Capital neste domingo (5) está bastante movimentado em razão das eleições. Muitos eleitores decidiram ir às urnas utilizando o transporte público, pois foi concedido o passe livre aos passageiros.

De acordo com a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), a expectativa é de que sejam realizadas 15 mil viagens pela Capital, um aumento de 40%. As fiscalizações foram reforçadas nas principais vias da cidade, e, até então, nenhum acidente que prejudique o fluxo do trânsito foi registrado.

Em torno do meio dia, as paradas de ônibus da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), um dos maiores pontos de eleição da cidade, estavam muito movimentadas, mas com pouco fluxo de ônibus. Na avenida Bento Gonçalves, que dá acesso à PUCRS, o trânsito permanecia lento, assim como na avenida Antônio de Carvalho.

Na avenida Nilo Peçanha (Zona Norte), o fluxo de carros encontrava-se bastante intenso. A partir do viaduto, a via permanecia congestionada no sentido centro-bairro, em razão do acesso dos eleitores ao Colégio Anchieta. O outro sentido da via também estava bastante movimentado.

Em direção à Zona Sul da Capital, a avenida Professor Oscar Pereira se encontra congestionada, e a avenida Wenceslau Escobar também registrava bastante movimento.

Uma alternativa para quem não quiser utilizar transporte público ou sair de carro foi criada pelo “99TAXIS”, um aplicativo de táxi para smartphones. O aplicativo fornece 20 reais de desconto para quem fizer a corrida até o local do voto. Para conseguir essa promoção, basta baixar o aplicativo e selecionar a opção “Vou votar com R$20,00 de desconto”, e fazer um cadastro com um cartão de crédito em uma conta PayPal.

Durante a tarde, a expectativa é de que o trânsito continue intenso, com paradas de ônibus bastante cheias e o fluxo de carros movimentado. As eleições de hoje encerram às 17 horas.

Este material integra a cobertura realizada pelos alunos do Editorial J, laboratório do curso de Jornalismo da Famecos-PUCRS, com supervisão dos professores Alexandre Elmi, Fábian Chelkanoff, Fabio Canatta, Flavia Quadros, Ivone Cassol, Marcelo Träsel, Marco Antonio Villalobos, Tércio Saccol e Vitor Necchi.

Texto: Joana Gutterres Berwanger (2º semestre)
Foto: Joana Gutterres Berwanger (2º semestre)