UEE segue sem emitir carteira de estudante e TRI

Documentos são fornecidos pela União Estadual dos Estudantes Livre RS

  • Por: Hebert Garcia (3º semestre) | Foto: Felippe Morais (3° semestre) | 12/05/2017 | 0
_MG_9198
As carteirinhas seguem sem uma data para sairem

Os estudantes gaúchos que buscam a emissão do Documento Nacional do Estudante e do cartão TRI, de transporte coletivo de Porto Alegre precisam recorrer à União Estadual dos Estudantes Livre RS (UEE Livre RS), única entidade reconhecida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) no estado. A entidade que surgiu em 2009 assumiu a confecção destes documentos em razão da crise que atinge a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS). 

No dia 30 de março, o presidente da UEE-RS, Fábio Vieira Kucera, junto com a secretária-geral Ana Lúcia da Silva Filha, foi afastado de sua função pela Justiça após suspeita de desvio de R$ 100 mil da entidade. A denúncia foi efetuada pela tesoureira da UEE, Sílvia Almeida da Costa, que havia sido destituída do cargo pelo próprio presidente. 

Desde então, a emissão de carteirinhas referentes ao TRI e ao Documento Nacional do Estudante deixou de ser feita, prejudicando muitos jovens que possuem direito aos documentos. Milhares de estudantes já foram prejudicados, entre os que já solicitaram os documentos e os que nem sequer conseguiram fazê-lo.

O ex-primeiro secretário da UEE e, agora, secretário-geral da entidade, após o afastamento do antigo presidente, Marcelo Noms, diz que ainda não é reconhecido juridicamente como presidente, portanto, não pode retomar a emissão dos documentos. “Eu estou trabalhando para resolver os problemas diários da entidade, mas nós dependemos da decisão da juíza. Estamos de mãos atadas”. No momento, a UEE-RS estão apenas entregando documentos já prontos solicitados anteriormente. 

A organização atende os estudantes em um endereço temporário, localizado na Avenida Mauá, número 837, enquanto busca uma sede nova. Logo que a situação for regularizada e houver uma decisão da justiça, Marcelo acredita que se tornará presidente interino, vai retomar as solicitações dos cartões e “resolver todos os problemas”. 

A nova direção da UEE-RS deverá ser escolhida no dia 3 de junho,  quando vai ocorrer um congresso extraordinário para eleger a nova gestão da UEE.  

Enquanto isso, os estudantes devem procurar a UEE Livre RS que ganhou o direito de emitir os documentos estudantis. A solicitação pode ser feita na sala 206 da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), localizada na Rua Riachuelo, número 1257.