#VEMPROJ: Inscrições para o Laboratório de Jornalismo Convergente da FAMECOS/PUCRS estão abertas

Alunos de todos os semestres do curso de jornalismo podem ter acesso a rotina diária de uma redação convergente

  • Por: Rariane Costa (3° semestre) | 12/08/2019 | 0

O Editorial J, Laboratório de Jornalismo Convergente da FAMECOS/PUCRS está com inscrições abertas para o processo seletivo 2019/2. Essa é uma grande oportunidade para futuros jornalistas que querem aprender na prática, habilidades essenciais à profissão ou ainda construir um portfólio que ajude a ingressar no mercado de trabalho.

Com uma produção diária, o Editorial J é dividido em quatro núcleos. Áudio, fotografia, digital e vídeo que são coordenados por cinco professores. Desde 2011, ano em que foi criado, o Editorial J acumula 17 prêmios de jornalismo, um diferencial para os alunos que fazem parte do laboratório.

Os alunos aprovados pelo núcleo de áudio, trabalham na produção e gravação de programas ao vivo, reportagens, debates assim como em conteúdos especiais no formato de Podcasts. Na última produção deste tipo o “Futebol Feminino no Brasil” foi abordado pelos alunos com entrevistas e dados sobre o tema.

Já no núcleo fotográfico, os alunos têm contato direto com as câmeras. A produção de galerias fotográficas, fotorreportagens e fotografias que ilustram as publicações dos demais núcleos são algumas das atividades exercidas. A Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre que comemorou os 50 anos da Revolta de Stonewall, foi tema de uma das galerias fotográficas produzidas pelos alunos do núcleo.

No site do Editorial J, as matérias e reportagens produzidas pelos alunos do núcleo digital são publicadas. Conteúdos factuais, reportagens especiais, jornalismo de dados e coberturas ao vivo pelas redes sociais também são atividades destinadas a esses alunos. Os agrotóxicos, assunto em alta no atual governo, foram tema da reportagem especial “Nem tão pop assim”.

Por fim, o núcleo de vídeo é responsável pela produção de videorreportagens, serviços à comunidade como o “Minuto J” e telejornais ao vivo. A videorreportagem que tratou do parcelamento de salário dos professores da rede estadual de ensino atingiu trinta e sete mil visualizações.

Todos os conteúdos produzidos pelos diferentes núcleos do laboratório estão disponíveis nas nossas redes sociais Facebook , Twitter e Instagram.

Para fazer parte do Editorial J e viver a rotina diária de uma redação jornalística preencha o formulário disponível aqui. Se inscreva e #VEMPROJ!