Série de vídeos explora universo dos gêneros fluidos

O Projeto 3xFluido mostra a história de pessoas que não se identificam com o padrão binário de gênero e não se consideram homens nem mulheres, mas buscam outras possibilidades que vão além desses espectros. Os vídeos buscam aproximar o público de novas expressões de gênero através de ensaios fotográficos que procuram traduzir os sentimentos internos de cada personagem. As fotos se juntam a depoimentos em vídeo para mostrar a pluralidade de manifestações contemporâneas de gênero.

A produção é dos alunos Bernardo Speck, Cecília Petrocelli e Giulia Cassol. Cada fotógrafo escolheu uma pessoa identificada com a fluidez de gênero para  produzir um ensaio concebido em conjunto com a fonte. Cada minidocumentário resultou em estéticas próprias que são consequências dessas interações.

A série conta com três episódios. O projeto teve a participação dos núcleos de Fotografia e Vídeo do Editorial J e a supervisão dos Professores Flávia Quadros, Fábio Canatta e Silvio Barbizan.

Confira a série completa:

Episódio 1 – Patrick RigonÉ artista plástico, modelo e performer. Tem exposições em diversas cidades como Rio De Janeiro, São Paulo e Miami. Atua como modelo em inúmeras campanhas publicitárias e também produz trabalhos de arte urbana.

 

Episódio 2 – Carlota Miranda: É cientista social por formação pela PUCRS, mestranda em Educação pela UFRGS. Pesquisadora na área dos estudos de gêneros e sexualidade, aborda temas relacionados aos gêneros não binários, transgeneridades e travestilidades não binárias.

 

Episódio 3 – Angelix Borsa: É formado em cinema pela PUC-RS, pós graduado em Design e Desenvolvimento de Jogos digitais também pela PUC-RS, graduando em Moda pela Unisinos. Atua ainda como Club Kid e performer na noite de Porto Alegre há 12 anos, além de ter trabalhos como videomaker, produtor de moda e figurinista.

 

Música de abertura: Akoviani – Transcendental

Deixe um comentário