Bastidores do Congresso Nacional

Funcionários da Câmara e do Senado falam do trabalho que realizam e do atual momento político do país

De Brasília: Emily Mayer e João Pedro Ferrari (texto, fotos e vídeo)*

14191499_10210242136273851_1198342359_o

O Congresso Nacional é um dos principais cartões postais do Brasil. Diariamente, milhares de pessoas passam pelas duas casas que são interligadas, a Câmara dos Deputados e o Senado. Por trás da movimentação política que tem como atores principais deputados e senadores, estão funcionários de diversas áreas que trabalham nos bastidores dos grandes acontecimentos nacionais.

O café começa a ser preparado bem cedo pelas mãos da Dona Francisca Soares, baiana, 57 anos, que se mudou para a capital federal, em busca de uma vida melhor. Há mais de 10 anos, com toda simpatia, a copeira exerce a sua função, no  Salão Verde da Câmara Federal, atendendo autoridades, assessores e visitantes.

O barulho único do aspirador de pó toma conta do parlamento, logo nas primeiras horas do dia. Tudo precisa ficar limpo antes das 7h30min. Isso obriga os responsáveis pela limpeza chegarem nas primeiras horas do dia. O faxineiro José Carlos dos Santos passa pano, limpa os vidros, e adora arte. É um grande admirador da cultura brasileira, gosta de conversar sobre os quadros e raridades que embelezam o Congresso Nacional.

O Museu do Senado Federal é um dos locais mais visitados da casa. Rejane Fé relata a dificuldade em mostrar o outro lado do poder público e reconhece que a grande maioria da população está decepcionada com a política. Então, ela prefere mostrar na arte, a importância do país.

14194291_10210242144714062_1389762148_nO carpete da mesa do plenário do Senado Federal tem o desenho da bandeira do Brasil, Congresso, e a Catedral Metropolitana de Brasília. Mas, o desenho não está ali por acaso. É feito pelas mãos de Clodoaldo Silva, que começou a desenhar por vontade própria, em homenagem ao nascimento do filho, há mais de 18 anos. Conhecido por sua criatividade, acabou ganhando a atenção e admiração dos senadores. Novamente, o aspirador de pó faz barulho e Clodoaldo se esmera para deixar o plenário mais belo.

Estes e outros personagens são fundamentais para o bom funcionamento do Congresso Nacional, mas pouco reconhecidos. Com os processos de impeachment da presidenta Dilma Rousseff e de cassação do deputado Eduardo Cunha, a movimentação foi muito intensa nestes dias. Para que tudo funcionasse, os funcionários dos bastidores fizeram sua parte.

Confira a matéria em vídeo:

*Alunos acompanharam a votação do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff de 29 a 31 de agosto de 2016.