Chapas que disputam o DCE-PUCRS debatem impeachment de Dilma

Dos quatro concorrente, três discordam do processo contra a presidenta

  • Por: Vinicius Dutra (4º sem) | 12/04/2016 | 0

O processo de impeachment contra a presidente da República causa discussões acaloradas também na disputada entre os grupos que concorrem ao Diretório Central de Estudantes da PUCRS. A eleição para escolha do grupo que vai comandar o DCE ocorre nos dias 13 e 14 de abril. Em função disto, Editorial J decidiu ouvir o que as chapas concorrentes têm a dizer sobre o atual momento vivido no país.

As quatro chapas postulantes são: “Oposição Mais Vale o que Será”; “EnDireita.DCE”; “Podemos Mais” e “Todas as Vozes”. Seguem as entrevistas com um representante de cada grupo.

Chapa 01 – Oposição Mais Vale o que Será

Representante: Laura Souza

Em relação ao processo de impeachment, como vocês enxergam essa questão?

A gente acredita que o impeachment é um golpe. É inconstitucional, não tem nenhum processo contra a presidente da Republica, mas não reivindicamos o governo do PT porque o partido se mostra contra os interesses da classe trabalhadora, seja na conjuntura nacional quanto dentro das universidades. Não concordamos com o golpe do impeachment, mas também não entendemos o Partido dos Trabalhadores como uma solução dos problemas da nossa classe.

Operação Lava Jato:  qual o papel do juiz Sérgio Moro na condução do processo?

Ele é reacionário, já se mostrou favorável ao golpe, acho que ele tem misturado algumas opiniões pessoas em suas atitudes na condução do processo. A Lava Jato é importante para punir os corruptos que roubam dinheiro público. No geral, o juiz Moro faz um bom trabalho, mas alguns de seus atos são contraditórios.

Faça um breve resumo das propostas da chapa

Estamos com uma campanha para reativação da casa do estudante, e creche noturna para mães trabalhadoras. Além disso, lutaremos por um preço acessível no Restaurante Universitário da PUCRS. O RU é terceirizado, a qualidade péssima. Somos contra a terceirização do RU, do estacionamento e do xerox. Queremos que a PUCRS assuma estes serviços prestados para melhorar a qualidade e o preço

Chapa 02 – EnDireita.DCE

Representante: Gabriel Warken Charczuk, estudante de Direito (7º semestre)

Em relação ao processo de impeachment, como vocês enxergam essa questão?

Acreditamos que houve crime de responsabilidade, então é um processo perfeitamente aceitável. Partimos da ideia do Paulo Brossard de que o impeachment é um processo político, perfeitamente cabível, mas também passa disso. O impeachment é pouco, acreditamos que deveria acontecer a cassação da chapa da Dilma pelo uso de dinheiro do Petrolão.

Operação Lava Jato:  qual o papel do juiz Sérgio Moro na condução do processo?

Acreditamos que é um homem honrado que cumpre a sua função, apesar das críticas.

Faça um breve resumo das propostas da chapa

Queremos um posto de recarga do cartão Tri na PUCRS. Outra coisa importante é o dinheiro do DCE que recebe uma grana preta. Olhamos as contas e tem uma viagem para Goiania de R$ 43 mil indiscriminadas, não sabemos como isso foi gasto. Queremos mostrar as contas na internet para qualquer um ver. Estaremos abertos e disponíveis para realizar eventos, a partir do momento que o dinheiro parar de ir para deus sabe onde. Queremos ajudar as pessoas dentro do campus, não ser um estorvo que faz apologia ao anti-socialismo

Chapa 03 – Podemos Mais

Representante: Pérola Sampaio, Estudante de Direito (3º semestre)

Em relação ao processo de impeachment, como vocês enxergam essa questão?

É um verdadeiro golpe, não tem outra coisa a dizer. A Dilma não preenche os quesitos para que aconteça o processo de impeachment. Acreditamos que um grupo minoritário ficou descontente com as mudanças realizadas pelos projetos sociais do atual governo, então isso desagrada uma parcela abastada da sociedade que sempre teve privilégios.

Operação Lava Jato:  qual o papel do juiz Sérgio Moro na condução do processo?

O juiz praticou ações equivocadas para não dizer estúpidas. A questão das gravações telefônicas do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma me pareceu um grande equivoco. Como estudante inicial de Direito, entendo que qualquer pessoa sem ter uma determinação judicial não pode ter seu depoimento acolhido. Se a presidente tem seus dados pessoais revelados, o que vai  ocorrer com nós, sociedade civil comum?

Faça um breve resumo das propostas da chapa

Queremos que o Restaurante Universitário seja mais acessível, mais central, e que ofereça alimentação mais equilibrada, nutricionalmente falando. Além disso, buscamos segurança maior no campus. A outra proposta é ter orçamento participativo para que os estudantes possam dizer para onde o dinheiro deve ser investido. Além disso, queremos dar maior transparência ao DCE, ao que acolhe financeiramente.

Chapa 04 – Todas as Vozes

Representante: Dora Dias, estudante de Direito (10º semestre)

Em relação ao processo de impeachment, como vocês enxergam essa questão?

Para ser sincera, há diferentes pontos de vistas dentro da nossa chapa. Uns são contrários e outros favoráveis ao impeachment. Mas creio que a grande maioria entende como um golpe da direita contra a presidente Dilma. Inclusive, o pessoal foi no protesto contra o golpe da semana passada.

Operação Lava Jato:  qual o papel do juiz Sérgio Moro na condução do processo?

Ele tem conduzido alguns processos de forma conveniente. Como juiz, deveria ser neutro, mas parece fazer algumas manobra política.

Um breve resumo das propostas da chapa

Somos a situação. Queremos dar seguimento ao que estamos fazendo na atual gestão. Nossa prioridade é manter as pessoas na universidade. Infelizmente, o FIES foi cortado, queremos facilitar a vida das pessoas aqui. Vamos lutar contra os altos preços da comida na universidade. Além disso, queremos comida saudável no RU. Defendemos uma política estudantil democrática, um conselho mais abrangente.