Levantamento revela espaço dos candidatos nas capas dos jornais

O Editorial J acompanhou a capa dos quatro principais jornais de Porto Alegre (Zero Hora, Diário Gaúcho, Correio do Povo e Jornal do Comércio) durante três meses de campanha eleitoral. Entre agosto e outubro, os veículos somaram 271 referências a candidatos na principal página de suas edições.

A Zero Hora, com 151 citações, mencionou mais candidatos na capa do que os outros três jornais somados. Na segunda posição ficou o Jornal do Comércio, com 65 referências. Correio do Povo, com 47, e o Diário Gaúcho, com somente 8, completam o levantamento. Enquanto a ZH e o CP são publicações diárias, o DG publica somente uma edição no fim de semana, e o JC circula somente em dias úteis.

Apesar do número menor de citações, o Jornal do Comércio foi a publicação mais representativa, dando espaço na capa para 10 partidos e 17 candidatos, duas siglas e três concorrentes a mais do que a Zero Hora. Os dois outros jornais – Correio do Povo e Diário Gaúcho – se focaram nos favoritos às corridas para o Planalto e o Piratini.

O Partido dos Trabalhadores (PT), que busca a reeleição nos cargos de governador e presidente, foi o partido que teve o maior número de citações, com 98 no geral. A grande surpresa foi o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que 55 ocorrências apareceu mais do que os tradicionais PSDB (42) e PMDB (47). A sigla teve espaço com o acidente do candidato Eduardo Campos e o foco dado a Marina Silva durante o primeiro turno. O PT e o PSB também receberam mais manchetes negativas do que os concorrentes.

O espaço dado aos candidatos à Presidência e ao governo do Estado foi equilibrado, com 90 citações divididas entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PMDB) e 90 entre Tarso Genro (PT) e José Ivo Sartori (PMDB), com uma pequena vantagem para os candidatos do PT. Durante o primeiro turno, Sartori (com seis manchetes), considerado azarão, recebeu menos referências na capa da Zero Hora do que seus oponentes, Tarso (11) e Ana Amélía do PP (11).

Você pode conferir aqui os dados coletados pelo Editoral J.

Texto e produção: Victor Rypl (8º semestre)
Foto: Creative Commons

1 comentário

Deixe um comentário