Morre o brigadeiro Rui Moreira Lima, herói brasileiro da Segunda Guerra

O último herói da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial, brigadeiro do ar Rui Moreira Lima, morreu no dia 13 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro, aos 94 anos de idade. Natural de Colinas, no Maranhão, ele fez parte do grupo de caça “Senta a Pua”, que lutou ao lado doa aliados nos céus da Itália. Com 94 missões de guerra, recebeu várias condecorações, inclusive americanas. Ele foi Comandante da base aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro, posto que perdeu por defender a constituição e se colocar contra o golpe militar de 1964.

Perseguido pela ditadura, foi preso três vezes. No ano passado, o Editorial J gravou uma longa entrevista com o Brigadeiro. Por suas posições firmes em defesa da democracia, ele deixou como exemplo para as futuras gerações de militares um caminho que pode ser definido como o Voo da Dignidade.

Assista abaixo ao documentário sobre a vida de Rui Moreira Lima:

Parte 2:

3 comentários

  • Meus amigos:
    Que linda e comovente homenagem ao meu velho e querido pai.
    Como agradecer? não sei – caso estivessem aqui minhas lágrimas talvez fossem o agradecimento.
    Descansou mas lutou enquanto pode para ficar com sua Julinha e completar seus 70 anos de casado, ver seus cabos anistiados e finalmente sua promoção por Justiça e Direito a Tenente Brigadeiro do Ar.
    Os homens são pequenos – os Cabos da Aeronáutica ainda cassados e seu posto de Tenente Brigadeiro ainda no sórdido silêncio da covardia de governos democráticos,de legislativos,de judiciários acovardados,submissos a militares que ainda vivem saudosos tempos de uma ditadura que não volta mais – COVARDES,COVARDES e COVARDES!!!
    Seu velório e enterro reuniu mais de 400 pessoas – militares da ativa,ex colegas vivos de Realengo,cassados,Comissão da Verdade,OAB.ABI,OAB,MODECON,AEPET,POLÍTICOS de Diversos Partidos…um homem agregador,humanista,enérgico mas com bondade e carinho para todos – menos para torturador “O torturador é um infame e covarde”
    Com o coração feliz pela homenagem – Senta a Pua,Brasil! a todos.
    Pedro Luiz Moreira Lima

  • Caro Pedro Luiz Moreira Lima
    Agradecemos sua manifestação e reiteramos: um dos focos do Editorial J é recuperar a história e as atitudes de pessoas que mesmo na adversidade lutaram por um Brasil democrático e mais justo.
    Muito Obrigado por suas palavras.
    Equipe do Editorial J

  • O Brigadeiro Moreira Lima nos ensinou o caminho da democracia.
    quantas vezes eu assisti aos documentários e le tal qual um menino entusiasmado,nos narrava a sua bravura e a dos seus companheiros de luta no teatro da guerra na europa.
    Comandante pessoas como o Senhor nao morrem,pois tal qual um Rei do Egito,viverá sempre que a história mencionar o seu nome, e nossas memórias guardarão a personalidade firme e forte,porém docil, daqueles que amam a liberdade e os seu semelhantes.
    Eu admiro muito a sua história, porém dizer ao Senhor descanse,serão palavras ao vento…
    Um heroi morre uma só vez,os covardes morrem antes de morrer.
    Brigadeiro aproveite ai e de asas a mais Anjos do Senhor Deus,para que o mais breve possam voar em auxilio do Brasil ….

Deixe um comentário