O que os jovens esperam do futuro prefeito de Porto Alegre?

Eleitor de primeira viagem tem sim opinião e não está desinteressado com a política como dizem por aí. Em Porto Alegre, alguns dos 7.884 eleitores menores de 18 anos disseram o que desejam da próxima no comando da prefeitura. Todos destacaram algumas áreas que merecem atenção especial, mas foram unânimes na principal exigência: que o futuro prefeito da Capital cumpra as promessas divulgadas durante a campanha.

A estudante de 16 anos, Janaína Steiger, diz que “quase todos os candidatos, têm boas propostas, mas geralmente nem metade das promessas são cumpridas. Então gostaria que o próximo prefeito fosse diferente”. A jovem disse ainda que se preocupa com a saúde pública, segurança e educação básica. E gostou de todas as propostas que leu à respeito.

Vinicius Cunha, 17 anos, citou em primeiro lugar o transporte público, e ressaltou que o incentivo a cultura é muito importante. Também estudante, reclama do não cumprimento dos compromissos firmados durante a campanha eleitoral. “O problema não é a proposta, e sim eles não fazerem o disseram”, completa.

Para a especialista em Ciências Políticas, Ruth Ignacio, o primeiro voto é diferente dos demais pela esperança: “com o passar do tempo esse voto vai caindo num pragmatismo, as pessoas vão desacreditando no seu potencial protagonista”. Esperança foi a palavra escolhida por outro adolescente que também estará exercendo pela primeira vez o direito do voto. “Não posso deixar de acreditar que algum dia as coisas irão mudar”, diz o estudante Ricardo Silveira, de 16 anos. Ele tem a mesma opinião que os demais jovens sobre a principal exigência sobre o futuro prefeito. Honrar a palavra e cumprir com o que foi prometido é atitude mais esperada para os próximos quatro anos.

Veja a entrevista completa com Ruth Ignacio:

Confira abaixo a lista com os sete candidatos a prefeito da Capital e seus respectivos sites com propostas

Adão Villaverde – http://www.villaprefeito.com.br

Érico Correa – Candidato não possui site.

Jocelin Azambuja – http://www.jocelinprefeito17.com.br/

José Fortunatihttp://fortunati.com.br/

Manuela d’Ávila – http://www.manuelaprefeita.com.br/

Roberto Robainahttp://robertorobaina.com.br/

Wambert Di Lorenzo http://www.wambert.com/

Matéria: Vithoria Vaz (6º semestre)

Deixe um comentário