Saiba como foram os primeiros campeonatos gaúchos de futebol

Sport Club Americano? Quem já ouviu falar? Pois esse time porto-alegrense, extinto em 1941, foi o campeão estadual do ano de 1928. Conheça essa e outras histórias dos primeiros campeonatos gaúchos de futebol nas matérias em áudio abaixo.

O primeiro campeonato gaúcho começou com alguns problemas. Clubes do interior foram desclassificados por não se inscreverem a tempo.

O campeonato de 1920 foi realizado em Pelotas para homenagear o primeiro campeão gaúcho. Apesar do racismo no esporte da época, o Guarany de Bagé conquistou o campeonato com um time repleto de negros.

Esse foi o primeiro campeonato do Grêmio de Porto Alegre.

Esse foi o primeiro campeonato gaúcho que precisou de jogos extras para decidir o campeão. E não foi apenas um jogo, foram dois.

O tricolor de Porto Alegre buscava o tricampeonato inédito, mas teve o sonho destruído pelo Bagé, que entrou no Hall dos campeões gaúchos e se igualou ao rival Guarany de Bagé.

O Grêmio precisou da prorrogação para vencer o Guarany de Bagé. O tempo regulamentar terminou em 3 a 3, mas o clube de Porto Alegre venceu na prorrogação com um gol de Coró.

O Internacional finalmente conseguiu disputar um campeonato gaúcho ao ser campeão metropolitano.

Texto e áudio: Gabriel Ludwig

Deixe um comentário