Documentário explora a obsolescência programada

Uma meia-calça que não rasga e uma lâmpada que ilumina por um século. Estes objetos foram rejeitados pela lógica da obsolescência programada, conforme a qual produtos devem se desgastar rapidamente e forçar o consumidor a comprar um novo artigo.

Embedly Powered

Produzido pelo canal 2 da televisão espanhola e RTVE.es, com gravações na Espanha, Alemanha, França, Estados Unidos e Gana, o documentário Comprar, jogar fora, comprar percorre a história de uma prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida útil de um produto, para incrementar o seu consumo.

Realizado pela diretora Cosima Dannoritzer e co-produzido pela Televisão Espanhola, o documentário é o resultado de três anos de investigação, utiliza imagens de arquivo pouco conhecidas, junta provas documentais e aponta consequências ambientais desta prática. Também apresenta exemplos de resistência entre consumidores e opiniões de economistas, designers, intelectuais e ativistas que propõem alternativas para salvar a economia e o meio ambiente.

Para ver o documentário com legendas em português, porém com qualidade inferior de imagens e dividido em quatro partes, clique nos links a seguir. Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4.

Texto: Igor Grossmann, com informações de Susana Rodrígues

Quer saber mais?

A cultura do descartável
O relicário de Ruth
Admirável homem contemporâneo
Apelo à sapiência
Especialistas debatem a cultura do descartável

4 comentários

Deixe um comentário

Comentários fechados.