Porto Alegre participa de manifestação mundial no 15 de outubro

No dia 15 de outubro, acontece o 15O — um movimento mundial com manifestações simultâneas em 82 países e 951 cidades. O projeto defende o “poder para o povo” e é contra “quem decide pela população”: o poder financeiro, político, militar e a grande mídia, conforme os organizadores. No Brasil, estão marcados protestos em 43 cidades e 18 estados. No Rio Grande do Sul, haverá manifestações em Porto Alegre, Pelotas e Passo Fundo.

O movimento se diz sem lideranças. No site oficial, eles recomendam: “Se alguém perguntar quem está por trás do chamado, respondam ‘Eu estou’”, porque “o que precisamos é que as pessoas retomem o mundo por elas mesmas, sem partidos, uniões, associações que as digam o que fazer”.

Em Porto Alegre, o evento inicia às 13h no Parque da Redenção. De lá, a passeata segue para a Praça da Matriz, onde os manifestantes irão acampar até domingo. Gabi Tolotti, jornalista e militante do Juntos! — um dos grupos que está organizando o evento — diz saber que nem todas as 1376 pessoas que confirmaram presença na página do Facebook participarão, mas que este será um ensaio para as próximas manifestações. “A história já provou que são as pessoas nas ruas que mudam as coisas, esse movimento é para juntar todos os indignados!”, acrescenta.

Abaixo, o vídeo oficial do movimento:

Embedly Powered