PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Sobre o Editorial J

O Editorial J é o laboratório de jornalismo da Famecos/PUCRS que produz conteúdo multimídia para diferentes plataformas (impressas, eletrônicas e digitais) numa lógica convergente de trabalho. O ritmo de produção é diário e, em parte, repete a rotina de uma redação jornalística profissional, com seus processos, prazos e hierarquias. Ao mesmo tempo, promove a experiência de novos fluxos e processos de trabalho numa redação jornalística convergente.

O laboratório oferece aos alunos uma experiência de produção jornalística que prioriza o conteúdo e propõe a permanente reflexão sobre os processos produtivos do jornalismo. Simultaneamente, permite a experimentação a partir de uma discussão permanente sobre o cenário da comunicação em rede e da convergência entre as mídias.

O projeto atende a, pelo menos, três perfis de alunos do curso: os voluntários aprovados num processo de seleção, bolsistas de iniciação científica, que pesquisam temas relacionados às atividades do laboratório, e também aqueles matriculados na disciplina de estágio curricular, que cumprem as atividade na Agência J de Reportagens.

O website organiza as notícias em três editorias: Acontece, Reflita e Explore. A divisão é orientada pelos critérios de temporalidade na produção e profundidade narrativa de cada pauta, ao invés da tradicional separação por editorias como saúde, economia, política.

As matérias publicadas no Acontece são produzidas na lógica do ciclo diário, de apuração simples, isto é, há pouco esforço de contextualização. O Reflita reúne reportagens e outros materiais produzidos num ciclo semanal/mensal, dotadas de maior profundidade e esforço de contextualização. O Explore oferece ao leitor produções multimídia especiais, com ainda mais profundidade e capacidade de levar à reflexão. As matérias publicadas nesta seção agregam diferentes mídias sobre um determinado tema publicados em todas as plataformas do Editorial J.

Já no primeiro semestre de trabalho, em 2011, foram conquistados o primeiro e o segundo lugares entre os 16 trabalhos inscritos na categoria Acadêmico do XXVIII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo – 2011. A partir desse ano, o laboratório recebeu o prêmio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos em todos os anos de atividade. No segundo ano de atividade, o grupo de alunos do Editorial J conquistou outros quatro prêmios pela qualidade das suas produções: Set Universitário – Artigo; Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário 2012 – Categoria Online; 1º Lugar Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo; e 3º Lugar Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

Em 2013, os estudantes conquistaram novamente o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, ganhando dois dos três prêmios da categoria universitária: 1º e 3º lugares. No ano seguinte, foram mais duas premiações: 1º e 3º lugares no mesmo prêmio. Em 2015, o Editorial J ficou com o 2º lugar do 32º Prêmio Direitos Humanos e com o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, pela primeira vez. Por último, os alunos levaram dois prêmios do Set Universitário – 2016, nas categorias Telejornal e Publicação Impressa. Além disso, levaram o 1º lugar no Prêmio Direitos Humanos de 2016 e uma menção honrosa aos professores Fábio Canatta e Juan Domingues, que coordenam a Agência J de Reportagem. Assim, o Editorial J se consolidou junto aos alunos também como espaço de construção de portfólio pessoal.

PUCRS

Reitor: Ir. Evilázio Teixeira
Vice-reitor: Prof. Jaderson Costa da Costa
Pró-reitora Acadêmica: Profa. Dra. Mágda Rodrigues da Cunha
Diretora da Famecos: Profª. Drª. Cristiane Mafacioli Carvalho
Coordenador do curso de Jornalismo: Prof. Me. Fábian Chelkanoff Thier

Editorial J

Coordenadores editoriais: Fabio Canatta e Alexandre Elmi
Coordenadora de produção: Ivone Cassol
Professores responsáveis: Alexandre Elmi, Fabio Canatta, Flávia Quadros, Ivone Cassol, Marcelo Crispim da Fontoura, Sílvio Barbizan e Tércio Saccol

Equipe de alunos

Editores:  Vitor Kafruni, Eduardo de Bem, Igor Dreher, Roberta Requia & Sofia Lungui

Repórteres:  Aline Possaura, Bruno Abichéquer, Camila Lara, Eduardo de Bem, Eduardo Lesina, Felippe Moraes, Gabriel Afatatto, Gabriel Bandeira, Giulia Cassol, Gustavo Barreto, Hebert Garcia, Igor Dreher, Jonas Melgare, Juliana Baratojo Soares, Larissa Esteves, Letícia Santos, Luisa Soares, Luiza Meira, Mariana Gomes , Natália Porto, Pedro Martins Spieker, Roberta Réquia, Samira Rodrigues, Sofia Lungui, Vitor Kafruni, Vitor Lacourt, Wellinton Almeida

Website

Planejamento: Marcelo Crispim da Fontoura
Design: Bibiana Lopes
Codificação: Silvana Sandini

Contatos

51 3353-4343
editorialj@pucrs.br
Avenida Ipiranga, 6681, Prédio 7, Jardim Botânico, Porto Alegre-RS.

 

Licença Creative Commons O trabalho Editorial J de Famecos/PUCRS foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.